O município de Balsa Nova, na Região Metropolitana de Curitiba, com cerca de 11,5 mil habitantes, foi beneficiado com 134 casas que serão construídas no distrito do Bugre com recursos do programa Minha Casa, Minha Vida. Os projetos urbanísticos foram entregues pelo presidente da Cohapar, Rafael Greca, ao prefeito do município, Osvaldo Vanderlei da Costa (Dinho)
“O prefeito Dinho tem todo interesse em desenvolver o distrito do Bugre através desse projeto”, disse Greca, ao frisar que a partir de agora o andamento do processo está nas mãos da Caixa Econômica Federal e da Prefeitura. “A Cohapar cumpriu sua parte e poderá voltar a atuar apenas na seleção social da famílias”, pontuou Greca.
As 134 casas de Balsa Nova serão construídas num terreno de 46.682,47 metros quadrados, sendo que 30 serão destinadas a famílias que ganham até três salários e o restante para quem recebe entre três e 10 salários. São casas de 35, 52 e 63 metros quadrados.
“Pelo porte da população de Balsa Nova, nossa cidade foi contemplada com um grande volume de casas. Isso contribui para que as pessoas que aqui nascem possam ter a oportunidade de aqui continuar vivendo e contribuir cada vez mais com o crescimento e o desenvolvimento do nosso município”, pontuou o prefeito.
Para o prefeito Dinho, a visita de Greca, trouxe a Balsa Nova mais um projeto de cunho social. “O presidente da Cohapar nos presenteou com um belo projeto de expansão de moradias que vai beneficiar, além da comunidade do Bugre, as populações de Santo Antonio e São Caetano, que são famílias carentes de moradias”, declarou Dinho.
De acordo com ele, o programa de habitação do Governo Federal é uma excelente oportunidade para que os prefeitos possam alavancar e fazer deslanchar o problema que atinge grande parte da população que é a necessidade de moradias. “Estamos vivendo um momento extremamente favorável, porque os municípios não despenderão recursos para isso, já que tudo será financiado pelo Governo Federal, através da Caixa Econômica. Nós só precisamos ter agilidade para disponibilizar áreas”, afirmou o prefeito.
Além do prefeito Osvaldo Vanderlei da Costa (Dinho), e técnicos da Cohapar, participaram do encontro de explanação do projeto, vereadores da cidade.
MINHA CASA - O “Minha Casa, Minha Vida” prevê a construção 44.172 moradias no Paraná. Destas, 32.173 casas poderão ter seus projetos coordenados pela Cohapar, sendo que 12.202 serão construídas na Região Metropolitana de Curitiba e 19.971 em cidades com mais de 100 mil habitantes.
Na primeira fase, 2.694 moradias em 14 municípios do Estado já tiveram seus contratos assinados. O investimento será de R$ 110 milhões. Segundo Greca, os projetos dos 14 municípios já estão prontos e as prefeituras poderão iniciar o processo licitatório assim que a Caixa Econômica regularizar as áreas já definidas.
A CIDADE - Balsa Nova tem 48 anos de emancipação política com uma população de aproximadamente 12 mil habitantes e está há 40 km de Curitiba. Possui duas empresas. Uma de cimento, a Itambé, e uma de refinação de milho, a Corn Products Brasil. Sua economia é voltada para a agricultura através da produção de batata, feijão e milho. Em janeiro realiza a tradicional Festa do Milho, quando chega a reunir cerca 10 mil pessoas. Grande parte da população trabalha nas indústrias de cerâmica, porcelana e louças de Campo Largo que fica há 15 km do município.
O presidente da Cohapar é o coordenador da implantação do programa Minha Casa, Minha Vida no Paraná. Fazem parte do Comitê Estadual a Copel, Sanepar, Caixa Econômica Federal, Suderhsa, IAP, Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Comec e Mineropar. “Nós criamos um comitê organizador com representantes dos vários órgãos para dar agilidade e eficiência ao processo”, explicou Greca.
VISITA A OBRAS - Além desse programa, do Governo Federal, a Cohapar está finalizando outros dois empreendimentos em Balsa Nova, no Residencial Mirante do Iguaçu, com 87 casas da modalidade caução e 47 pelo sistema de hipoteca. Ao todo serão investidos nessas obras mais de R$ 1,9 milhão que vão beneficiar perto de 700 pessoas.