A banca pediu ajuda ao banco. E conseguiu mais do que um trocadilho. A tradicional Banca da Esquina, em Cambé, Norte do Paraná, vai ser reformada e ampliada com o apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). O financiamento é de R$ 128 mil.
A assinatura do contrato está marcada para esta quinta-feira (13), em frente à banca, localizada no Calçadão do centro de Cambé. Ali mesmo, onde há 37 anos o jornaleiro Delfino Mendonça abriu o negócio. Hoje, ele tem o filho Renan como sócio. Ambos queriam expandir. A solução foi procurar o BRDE.
O projeto era viável e o banco recebeu boas garantias. Deu certo. “É mais uma demonstração de como facilitamos o acesso ao crédito para todos os empreendedores, não só para os grandes negócios”, afirma o diretor de acompanhamento e recuperação de crédito do BRDE, Carlos Marés, que estará em Cambé.
Além de jornais, revistas e livros, a banca vende materiais escolares e de escritório, brinquedos, e presta serviços como fotocópia, encadernação e confecção de carimbos. Com a nova configuração, terá uma sobreloja com mezanino e espaço para oferecer outros serviços, como internet.
Atualmente, a loja tem 233 metros quadrados. Reformada e ampliada, passará a ter 601 metros quadrados. O financiamento é pelo Fundo BNDES Automático, com 12 meses de carência e 48 para saldar o empréstimo. Com as melhorias, a banca não só deve manter como aumentar suas atividades nos próximos anos.