O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), o Governo de Mato Grosso do Sul e a Federação das Indústrias daquele estado (Fiems) assinaram, na manhã desta quarta-feira (5), convênio que permite a operação do BRDE no Estado.
O diretor-administrativo do BRDE, Airton Pissetti, reforçou a importância da instituição no estado vizinho. “É natural esta expansão do BRDE em Mato Grosso do Sul. Os dois estados têm muito em comum”. Financiar esta interação é apostar no desenvolvimento”, afirma.
Para o governador André Puccinelli, a chegada do BRDE é um incentivo ao desenvolvimento do Estado. “O banco poderá proporcionar aumento da produtividade e incentivar novos investimentos”, afirmou. Ele também agradeceu o empenho do governador Roberto Requião na defesa da operação do banco em Mato Grosso do Sul.
O BRDE foi criado pelo Codesul (Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul) há 47 anos. Mato Grosso do Sul faz parte do Conselho, mas só a partir de agora poderá contar com a atuação do banco. Puccinelli é o atual presidente do Codesul.
O BRDE funcionará na sede da Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems) em um espaço de divulgação. O local está sendo reformado para receber os técnicos. Além do governador, participaram da cerimônia o vice-governador Murilo Zautih; o presidente da Fiems, Sérgio Longen; o deputado estadual e presidente do Parlasul, Maurício Picarelli; o presidente da Câmara de Campo Grande, Edil Albuquerque; a secretária de Estado de Produção, Tereza Cristina Correa da Costa; empresários e produtores rurais.
EMPRÉSTIMO - Durante o evento, foi feita a primeira operação de empréstimo, no valor de R$ 300 mil para o agricultor Irineo da Costa Rodrigues. O dinheiro será usado para correção de solo da propriedade dele, no município de Antônio João. “O BRDE tem a marca do profissionalismo da equipe técnica. Não está interessado em vender seguro, exigir aplicação, em reciprocidade para liberar recursos. Vai ser uma importante fonte de acesso aos empresários que precisam de linhas de financiamento. O BRDE sabe fazer esse trabalho como ninguém”, afirma Irineo.
Também foi firmada parceria com Sicredi para que a cooperativa possa atuar como um braço do banco no interior de Mato Grosso do Sul. “Nosso compromisso é com o sucesso do negócio”, diz o vice-presidente e diretor de acompanhamento e recuperação de créditos do banco, José Moraes Neto. Segundo ele, a história do BRDE está ligada à história de empresas e cooperativas que atingiram grande importância na economia do Sul do País.