BPTran quer reduzir acidentes de trânsito envolvendo motocicletas

Só em 2010 já são 200 ações de fiscalização, que renderam 3,2 mil veículos encaminhados ao pátio do Detran por irregularidades, entre os quais 1,7 mil motos
Publicação
27/07/2010 - 16:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran), representado pelo comandante da unidade, tenente-coronel Loemir Mattos de Souza, participou do 1º Seminário de Saúde, Segurança e Qualificação do Profissional Motofretista de Curitiba, nesta segunda-feira (27), no auditório do Mercado Municipal de Curitiba. O evento, organizado pela URBS, Secretaria Municipal do Abastecimento e Secretaria Municipal da Saúde, é uma das ações ao Dia do Motociclista, comemorado nesta terça-feira (27).
Durante o painel “Saúde e Segurança do Motofretista – Uma Abordagem sobre o Trabalho e os Acidentes de Trânsito”, o tenente-coronel realizou uma palestra sobre as estatísticas de acidentes relacionados às motocicletas. Principalmente o número de óbitos no local dos acidentes que teve um aumento de cerca de 60%, de janeiro a junho deste ano, em relação ao esse mesmo período de 2009. “Então, nós tivemos no ano passado 11 óbitos e este ano 18, o que é um dado muito preocupante”, disse o tenente-coronel.
Segundo o comandante, grande parte desse aumento de acidentes se deve ao crescimento do número da frota de motos e ao desrespeito ao Código Brasileiro de Trânsito. “Por este motivo, o BPTran vem realizando diversas operações afim de diminuir este índice. Só em 2010 já são 200 ações de fiscalização que renderam 3,2 mil veículos que foram encaminhados ao pátio do Detran por irregularidades, destes, 1,7 mil são motos”, afirma.
Além do policial militar, participaram do painel o jornalista da Gazeta do Povo, José Carlos Fernandes; o representante da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, doutor Roberto Sobânia, e o representante do Hospital do Trabalhador, doutor Rached Hajar Traya. Diante dos assuntos tratados os destaques foram dados aos acidentes envolvendo motociclistas e as formas de evitá-los, ressaltando o número de envolvidos em acidentes, muitas vezes são fatais.
De janeiro a junho deste ano foram registrados 1.559 acidentes com motocicletas, 83 com motonetas e um com bicicleta. Dos acidentes com motos, 1.175 apresentaram pessoas feridas e 18, óbito. Já com as motonetas foram 65 acidentes com ferimentos e nenhum óbito. “Isto significa que 75,58% dos condutores de motocicletas, motonetas e ciclomotores, que se envolveram em acidentes, tiveram ferimentos, e 1,1%, morreram”, conta o tenente-coronel.
Outro dado ressaltado pelo palestrante do BPTran foi a importância da educação e do respeito às leis de trânsito. “As leis que existem são boas e suficientes, pois tratam de tudo o que é preciso, como equipamentos, comportamentos e formas de circulação, mas é preciso que as pessoas tenham consciência e respeito no trânsito”, alertou Mattos. Para melhorar a estatística o tenente-coronel lembrou de algumas dicas que podem ser seguidas, como por exemplo, a questão de visibilidade dos motociclistas, que precisam ver o que acontece e serem vistos pelos demais motoristas, para evitar acidentes.
“Também ajuda na redução de acidentes o uso correto de equipamentos de segurança e proteção; conhecer e respeitar as adversidades das pistas ao pilotar; ser devidamente habilitado; e principalmente respeitar as leis de trânsito”, enfatiza o tenente-coronel. “É preciso que o condutor de motocicletas respeite os limites de velocidade e utilize os equipamentos de proteção como joelheiras, cotoveleiras e capacete, devido à vulnerabilidade a que ele é exposto, preservando, assim, sua integridade física e a dos outros”, lembra Mattos.
DICAS – O Batalhão de Polícia de Trânsito dá algumas dicas para que os motociclistas mantenham a sua integridade física e evitem acidentes:
- Use equipamentos de proteção de boa qualidade, o principal é o capacete. Ele fará a diferença em caso de acidentes. O equipamento deve ser preferencialmente de cor clara e com adesivos refletivos aprovados pelo INMETRO. Deve ser usado sempre com a viseira abaixada e, no caso de ser aberto, o condutor deve usar óculos especiais. Também é importante ajustar as tiras de regulagem abaixo do queixo;
- Antes de sair de casa ou do trabalho faça uma inspeção na sua moto. Verifique calibragem dos pneus, se não existem objetos presos nos sulcos dos pneus, se o sistema elétrico, freios e combustível estão em ordem. Também verifique se a corrente de relação não esta frouxa ou apertada demasiadamente, mantendo-a em condições de lubrificação;
- Ao usar o sistema de freios lembre que você deve usar os dois freios, tanto pedal quanto os manetes. Na frenagem o peso da moto recai sobre a roda dianteira, portanto, nunca freie bruscamente, pois você poderá perder o controle da moto;
- Em dias chuvosos a atenção deve ser redobrada; quando iniciar a chuva, o motociclista deve parar sua moto, colocar capa de proteção e esperar alguns minutos até que a chuva remova os resíduos de óleo e de borracha da pista, que tornam a rua extremamente escorregadia;
- O motociclista muitas vezes não consegue ser visto pelos demais veículos (o que chamamos de ângulos cegos), portanto a moto deve sempre estar com o farol ligado, mesmo durante o dia. Manifeste aos demais usuários da pista qual é a sua intenção, não transite em zig-zag (costurando), pois ficará vulnerável, e não transitar entre os corredores da pista, pois é extremante perigoso e alvo de inúmeros acidentes;
- O excesso de velocidade tem ceifado muitos motociclistas, por isso, respeitar o limite de velocidade é uma questão de cidadania e de sabedoria; - Nunca avance o sinal vermelho, parada obrigatória, ou preferencial, ao chegar no cruzamento. Principalmente à noite, reduza a velocidade mesmo com o semáforo na cor verde, pois, muitos motoristas conduzem seus veículos embriagados e não respeitam o sinal vermelho.

GALERIA DE IMAGENS