Implantada há apenas um mês, uma pequena alteração na conta de luz dos paranaenses já evitou a emissão de mais de um milhão de folhas de papel. Essa era a quantia de material utilizado a cada 30 dias para comunicar o vencimento da conta e informar aos consumidores da Copel sobre débitos pendentes e o risco de suspensão do serviço de energia elétrica.
Agora, a mensagem é impressa na própria fatura, em destaque, acima do código de barras. Nela, constam o mês referente à conta vencida, o valor correspondente e a data em que ele deveria ter sido pago. Para que o consumidor se habitue com a nova formatação, durante os três primeiros meses, uma carta de esclarecimento acompanha as contas de luz que tenham aviso de vencimento.
De acordo com o diretor de Distribuição da Copel, Ronald Thadeu Ravedutti, o objetivo da mudança é favorecer as alternativas que contemplem questões de viabilidade socioambiental e econômica. “A Copel vem se desenvolvendo com base nos princípios da sustentabilidade, somados à qualidade de gestão, o que exige atenção a cada detalhe”, afirma.
É pensando em contribuir cada vez mais com a preservação do meio ambiente que a Companhia deve implantar outras melhorias na conta de luz, em breve. Atualmente, a empresa se prepara para eliminar os envelopes da fatura de energia, substituindo o sistema convencional pelo auto-envelopamento. O próximo passo também já está em estudo e será a utilização de papel reciclado na confecção das contas de luz.
SEGUNDA VIA - Caso o consumidor receba o aviso de vencimento e não possua mais a conta original, pode solicitar a segunda via em uma agência da Copel, pelo telefone 0800 51 00 116 ou na página eletrônica www.copel.com. Uma taxa é cobrada pelo serviço, quando solicitado nas agências ou por telefone. Já a impressão por meio do site é gratuita. A conta pode ser paga em bancos, farmácias, supermercados, casas lotéricas e outros estabelecimentos credenciados. Mas, é importante observar que o pagamento feito em redes bancárias aos fins de semana só é descontado no próximo dia útil.
A Copel ainda lembra que, se a data de vencimento da conta de luz não estiver apropriada para o consumidor, é direito dele solicitar a alteração. Para mudar o dia do vencimento, basta ligar para a Copel e escolher a data mais conveniente.