ntre as 400 pessoas que participaram da 6.ª Volta de Guaratuba, organizada pela Seção de Educação Física e Desportos (Sefid), da Polícia Militar, estavam autoridades estaduais e municipais, atletas, policiais e bombeiros militares e representantes da comunidade. Um exemplo é o secretário estadual de Obras Públicas, Júlio Araújo Filho. “É a primeira vez que consegui participar desta corrida, e cheguei até o final. O importante é a integração que o evento proporciona”, afirma.
O apresentador e vereador Algaci Túlio também correu. “Como participante de outras competições considero esta uma das provas mais bem organizadas, inclusive com equipes de primeiros socorros”, disse. Além disso, ele destaca que a saúde física é muito importante e que este tipo de prova estimula a manter a forma. “Com meus 69 anos e apesar do calor mantive minha média”.
O comandante do Policiamento do Interior, coronel Sérgio Filardo – que coordena todas as ações da Polícia Militar na Operação Verão no litoral –, também correu a prova. “Para os militares, que são obrigados a ter bom condicionamento físico, é excelente. O que importa mesmo é a aproximação da PM com a comunidade.’
O capitão Valdir Carvalho, comandante da 1.ª Companhia do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) e coordenador da 6.ª Volta de Guaratuba, também concorda que a prova promove saúde. “É um evento que procura fazer com que as pessoas pensem e se cuidem.”
Além da premiação geral, a prova também contou com premiação por categorias e equipes. No total foram três categorias (Militares Operação Vivão Verão, Policiais Militares geral, Categoria Civil) e oito equipes sendo três da PM (Matinhos, Pontal e Guaratuba) e três do Bombeiro (Matinhos, Pontal e Guaratuba). O tenente Fabrício Frazatto, comandante da subárea do Corpo de Bombeiros de Guaratuba, compôs a equipe BM, que venceu a prova.
“Isso demonstra que o trabalho em equipe é mais vantajoso, seja ele em uma prova ou no nosso trabalho diário, salvando vidas. Tenho certeza de que a experiência da ação em grupo nos favoreceu”, revela o tenente. Por outro lado, muitas pessoas, moradores e veranistas, fizeram como a prefeita de Guaratuba, Evani Justus, acompanharam a prova de perto e puderam conferir o esforço de cada um.
“Infelizmente não pude correr devido ao esgotamento no número de inscrições. Mas estou acompanhando a prova porque nosso município incentiva o esporte, além de ter diversas parcerias com a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros e o Governo do Estado, principalmente nesta época da Operação Viva o Verão”, informa a prefeita.