Autoridades e comunidade debatem segurança pública em Telêmaco Borba

Secretário e chefes das polícias Civil e Militar explicaram como as pessoas podem contar com o poder público e como ajudar no combate à violência
Publicação
01/09/2010 - 15:20
Editoria
Audiência pública sobre segurança foi realizada para ouvir a comunidade e encontrar soluções para problemas da área, em Telêmaco Borba. O secretário da Segurança Pública, Aramis Linhares Serpa, se reuniu, terça-feira (31), com a comunidade, acompanhado do comandante-geral da Polícia Militar, coronel Luiz Rodrigo Larson Carstens, do delegado-geral da Polícia Civil, Jorge Azôr Pinto, e do coordenador estadual dos Conselhos de Segurança do Paraná (Consegs), Júnior Zarur.
O encontro reuniu conselheiros municipais, membros da sociedade civil organizada, policiais civis e militares e comunidade para debater a segurança pública da região. As audiências são resultado da iniciativa do Governo do Estado para levar mais segurança à população paranaense. “Como não são todas as pessoas que conseguem ir a Curitiba, viemos ouvi-las”, disse o secretário Serpa.
Para o comandante-geral da PM, as audiências reúnem órgãos estaduais, municipais e do poder judiciário, proporcionando maior interação entre eles. “É uma oportunidade de ouvirmos as críticas e sugestões e apresentarmos soluções possíveis, muitas vezes trazendo experiências que deram certo em outras regiões”, afirma coronel Rodrigo.
INTEGRAL – O major Edson Solak, comandante da 3.ª Companhia Independente de Telêmaco Borba, disse que o sucesso do trabalho está na dedicação integral. “Resido na cidade, com meus familiares, e conheço os problemas da região, podendo assim, aplicar o efetivo de maneira adequada”, afirmou Solak, que está há 26 anos na Polícia Militar.
Para o prefeito Eros Danilo Araújo, a audiência destaca o município e deixa clara a importância que o governo do Estado dá a região. “Temos aqui a Companhia Independente, o Corpo de Bombeiros, a 18.ª Subdivisão Policial”, conta.
Mais de 200 pessoas participaram do debate que se prolongou além de duas horas. “Há muito interesse da comunidade em debater o tema. O diálogo é importante para as pessoas saberem as potencialidades das polícias e o que elas podem fazer para contribuir com a segurança pública da região”. Um dos resultados da discussão é a possível implantação de um fórum permanente relacionado à juventude e escolas.
APROVAÇÃO – Idever Terezinha Lacerda, assessora da Indústria Artesal e Turismo de Telêmaco, explicou que os dados fornecidos pelas polícias Civil e Militar contribuíram para que a cidade recebesse investimentos do Prodetur, para a Copa de 2014. Jurandir Silva dos Santos ficou satisfeito com a oportunidade de debater problemas de segurança. “Moro na cidade há mais de 30 anos e considero o trabalho da PM excelente”, afirmou.
Também participaram da audiência, a juíza da Vara da Família, Infância e Juventude Camila Tereza Gutzlaff, o delegado da 18.ª Subdivisão Policial Nagib Nassif Palma, a presidente da Câmara de Vereadores, Aparecida de Fátima Fraz, o prefeito de Imbaú, Lauir de Oliveira (Lauzinho), o vereador Mário Cezar Marcondes, o presidente da Associação Comercial, Tomas Antunes Neto, e o comandante do Corpo de Bombeiros da região, tenente Jorge Augusto.

GALERIA DE IMAGENS