O auto-atendimento da Agência do Trabalhador, serviço criado em 1998 para agilizar o processo de encaminhamento de candidatos à vaga, está comemorando cinco anos de existência. O sistema foi inspirado na agilidade dos bancos em promover a eficiência no atendimento dos clientes da Agência.
O serviço é acessado através de cartões magnéticos entregues no momento em que o candidato faz o cadastro na Agência do Trabalhador. Esse cadastro fornece o perfil do candidato, as atividades que ele possa executar e o nível de escolaridade. Ao passar o cartão magnético, o candidato visualiza se há vagas com o seu perfil. Caso exista, o candidato recebe uma senha e aguarda o atendimento. Há uma média de 3.089 consultas por dia. Somente no mês de maio, o sistema realizou cerca de 127.800 consultas.
“As informações da vaga são cruzadas com os dados do candidato, assim, ele não perde tempo na fila”. comenta Angela de Fátima Carster, coordenadora do Intermediação de Mão-de-obra. Nilson Ferreira, que busca uma vaga como mecânico, há dois meses utiliza os serviços de auto-atendimento. “Com esse sistema, a gente não perde tempo nas filas”, disse Ferreira.
Marcelo Oliveira, vendedor interno, está a procura de um emprego há uma ano. Já foi encaminhado para algumas vagas. Todas através do auto-atendimento. “Venho ao auto-atendimento até três vezes por semana e acredito que o sistema poupa o meu tempo. Passo o cartão e se vejo que não tem nenhuma vaga, volto num outro dia”, comenta o vendedor.
Para se inscrever na Agência do Trabalhador, o candidato deve trazer seus documentos pessoais, como carteira de trabalho, RG, CPF, título eleitoral, certificado de cursos concluídos, comprovante de escolaridade e comprovante de residência.