Aula inaugural dá início ao curso de Defesa Civil na PUC-PR

O curso inédito no país tem como objetivo formar profissionais preparados para combater desastres
Publicação
15/05/2010 - 14:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

O curso de pós-graduação em Defesa Civil, resultado de uma parceria entre a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Paraná e a Pontifícia Universidade Católica do Paraná, teve sua aula inaugural nesta sexta-feira (14). Inédito no país, na mobilidade latu sensu, o curso tem como objetivo formar um sistema de gestão voltado à capacitação de pessoas mais preparadas para resposta, reconstrução e redução dos desastres, conforme a Política Nacional de Defesa Civil praticada no Brasil.
Para apresentar o curso, estavam presentes no auditório Carlos Ferreira da Costa, na PUC-PR, o coronel Washington Rosa, chefe da Casa Militar; o coronel Valdemar Kretschmer, chefe do Departamento de Ensino da Academia; e o Major Sérgio de Oliveira Gonçalves, autor do livro Sistema Integrado de Comando e Operações em Emergências.
A especialização é divida em disciplinas teóricas e práticas. Entre elas estão dois sistemas de treinamento, antes oferecidos somente à Polícia Militar: o SCI (Sistema de Comando de Incidentes) e o SICOE (Sistema de Comandos e Operações Especiais). O curso tem carga horária de 405 horas, com duração de um ano. Os alunos que concluírem o curso receberão certificado de brigadistas.
A pós-graduação é aberta aos portadores de diploma de ensino superior que desejam atuar ou estejam atuando como secretários municipais, diretores de operações de defesa civil, voluntários, bombeiros, policiais militares, funcionários públicos de autarquias e secretarias estaduais, funcionários públicos federais, profissionais da área ambiental, da saúde, de segurança do trabalho, entre outros. Segundo o major Bertolini, integrante da Defesa Civil, existe uma necessidade de civis especializados. “Queremos ter uma pessoa em cada prefeitura do Paraná com conhecimento em Defesa Civil”, disse.

GALERIA DE IMAGENS