Audiência pública no RS inicia movimento pela criação da Ferrosul

É o que disse o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, ao avaliar a Carta de Nonoai, divulgada nesta quinta-feira (8), depois da audiência pública sobre o novo ramal de Chapecó
08/10/2009 - 19:20
Para o presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, a Carta de Nonoai, divulgada nesta quinta-feira (8), depois da audiência pública sobre o novo ramal de Chapecó, “foi a certidão de nascimento da Ferrosul”, uma empresa pública que poderá ser criada a partir da atual plataforma da Ferroeste com a finalidade de integrar por ferrovia os Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. “A Ferrosul passa a ser um projeto irreversível com a entrada do legislativo e do Executivo gaúcho”, disse Gomes. A governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius, enviou mensagem para os participantes da audiência pública da Ferroeste de Nonoai, município do Norte gaúcho, em que destaca a união dos Estados: “Ações conjuntas entre governos e estados caracterizam o que há de mais moderno na área da gestão pública”, disse a governadora. “Em um cenário de grande competição e efervescência econômica, são medidas que conferem benefícios mútuos as responsáveis por alavancar ainda mais o crescimento e permitir o desenvolvimento de nossa sociedade”. “Tenho certeza que a Região Sul é exemplo para todo o Brasil nesse aspecto. Historicamente, nossos três estados são pródigos em manter processos coexistentes que contribuem para a evolução da indústria, do comércio e dos serviços”, disse a governadora. “É o caso, agora, do ramal da Ferroeste que ligará o Sudoeste do Paraná ao Oeste de Santa Catarina”. Yeda Crusius afirma ainda que “empreendimento, apesar de não estar diretamente ligado ao solo gaúcho, é de uma importância fundamental para a economia do Rio Grande. Trará uma nova alternativa logística para as regiões Norte e Noroeste, representadas aqui por nossa querida Nonoai. Simboliza, da mesma forma, a oportunidade de iniciar uma agenda de investimentos semelhantes em nosso Estado”. Também o presidente da Assembléia Legislativa gaúcha, Ivar Pavan, que esteve presente na audiência da Ferroeste, considerou “extremamente oportuno o debate” em Nonai “pela ousadia e envergadura do projeto que pode integrar a região Sul numa malha ferroviária”. Pavan considera a criação da Ferrosul “uma grande idéia, a exemplo do BRDE”, o banco de desenvolvimento integrado pelos três Estados do Sul. CARTA DE NONOAI A Carta de Nonoai, redigida pelas lideranças gaúchas que participaram da audiência pública, expressam “o agradecimento ao povo paranaense por protagonizar a luta pela integração ferroviária do Sul do Brasil e colocar a sua empresa, Ferroeste, como a base para o projeto grandioso do surgimento de uma empresa pública ferroviária da nossa Região, a Ferrosul, a ser constituída pelo aporte material, político e intelectual dos povos sul-matogrossense, catarinense e gaúcho”. “Tal projeto institucional”, prossegue a Carta, “generosamente ofertado pelo povo paranaense à Região Sul, é um raio de esperança para a reconstrução de um sistema ferroviário que impulsione a transformação da perversa matriz de transportes brasileira, hoje um verdadeiro entrave ao desenvolvimento econômico e social do País”. Durante o evento em Nonoai, o deputado estadual de Santa Catarina, Pedro Uczai, presidente da Frente Parlamentar em Defesa das Ferrovias, propôs participação do legislativo gaúcho no grupo parlamentar que reúne parlamentares catarinenses, paranaenses e sul-mato-grossenses na defesa da implantação de uma malha ferroviária no Sul do país.