Atualização do cadastro dos servidores é feita pelo próprio funcionário via internet

É que, a partir desta segunda-feira (5), começa a segunda fase do Programa de Atualização Cadastral Permanente de Recursos Humanos (PAC-RH), da Secretaria da Administração, Paranaprevidência e Celepar
Publicação
05/04/2010 - 17:00
Editoria
O servidor público estadual que precisar alterar algum dado de sua ficha funcional – incluir novo endereço, algum curso concluído ou o nome de novo dependente legal – pode, ele próprio, providenciar as modificações. É que, a partir desta segunda-feira (5), está implementada a segunda fase do Programa de Atualização Cadastral Permanente de Recursos Humanos (PAC-RH), da Secretaria da Administração, Paranaprevidência e Celepar.
A segunda fase consiste justamente em permitir que, via internet, do trabalho ou de casa, o funcionário realize, a qualquer momento, a alteração de algum dado ou informação de seu cadastro. “Basta acessar o Portal do Servidor (www.portaldoservidor.pr.gov.br), clicar no ícone de atualização cadastral e, mediante senha individual, que é a mesma do sistema de consignações, o PR-Consig, fazer a atualização”, explica uma das coordenadoras do PAC-RH, Helen do Rocio Moraes.
Segundo Helen Moraes, para a modificação definitiva de determinados dados é preciso comprovação por meio da entrega de documentos, pessoalmente, na unidade de recursos humanos do órgão onde o servidor trabalha. É o que se dá quando da atualização do grau de escolaridade, por exemplo. Mas o próprio sistema, depois que o funcionário “salva” o preenchimento feito e envia os novos dados, emite um protocolo no qual informa ao servidor que documento ele precisa entregar, observa a coordenadora.
RECADASTRAMENTO GERAL - O Programa de Atualização Cadastral de Recursos Humanos começou a ser implantado em 2009. Durante todo o ano, foi feito um recadastramento geral de todos os servidores públicos estaduais – tanto da ativa como aposentados. O recadastramento foi gradativo – cada servidor fez o seu no mês de seu aniversário (no caso dos aposentados, o cronograma levou em conta também a região onde o servidor mora).
O novo banco de dados que foi instituído – construído em ferramentas de informática desenvolvidas pela Celepar em software livre – possibilita que, terminado o recadastramento geral, a atualização a partir de agora seja permanente. “A diferença principal da primeira para a segunda fase é que, a partir de agora, o servidor pode ele próprio fazer a atualização do seu cadastro, a qualquer momento, a partir de dados já totalmente atualizados, no recadastramento do ano passado”, reitera Helen Moraes.

MAIS INFORMAÇÕES
- Em manual anexado a esta matéria
- No Portal do Servidor: www.portaldoservidor.pr.gov.br
- Ou nas unidades de recursos humanos dos órgãos estaduais

GALERIA DE IMAGENS