Atriz Fernanda Montenegro parabeniza Governo do Paraná por criação de polo cinematográfico

Políticas culturais consolidam o Paraná como novo núcleo da produção cinematográfica nacional
15/10/2009 - 14:40
A atriz Fernanda Montenegro enviou mensagem de agradecimento e congratulação ao governador Roberto Requião pela criação Escola Superior Sul-Americana de Cinema e TV do Paraná (CineTVPR), que para ela representa a consolidação de um polo de produção cinematográfica no País. “Quero, agradecida, parabenizar o governador Requião por sua produtiva vontade política ao criar um polo cinematográfico no Paraná”, disse Fernanda. O telegrama foi entregue ao governador na tarde de quarta-feira (14) A consagrada atriz do cinema, televisão e teatro brasileiros, já indicada ao Oscar, esteve em Curitiba, na semana passada, participando da abertura do 4° Festival do Paraná de Cinema Brasileiro Latino. Na ocasião, entregou o prêmio Dina Sfat à atriz paranaense Letícia Sabatella, proferiu palestras aos participantes do festival e conheceu as instalações e projetos do CineTVPR. Impressionada com a estrutura da escola de cinema e com a nova produção do cinema paranaense, Fernanda fez questão de agradecer pessoalmente a iniciativa da criação da CineTVPR e do festival e exaltar as políticas culturais implementadas pelo governador Roberto Requião. “Aplaudo o seu empenho, a sua ação de atendimento cultural que dimensiona não só o Paraná, mas, todo o nosso país”, declarou. Durante o festival, a atriz enfatizou a importância de festivais para promover o trabalho de artistas e diretores locais. “É nestes festivais que as pessoas têm acesso a filmes, a novidades e novas tendências. Quanto mais diversificada e dinamizada a indústria do cinema, melhor. O cinema paranaense está crescendo, ganha espaço muito rapidamente. Estou orgulhosa de fazer parte deste evento”, afirmou. ESCOLA DE CINEMA - A CineTVPR foi criada em 2005 pelo governador Roberto Requião. A escola está localizada no antigo parque Castelo Branco, em Pinhais, e oferece curso de bacharelado em Cinema e Vídeo, gratuitamente, com a duração de quatro anos. A primeira turma se formou em 2009. A estrutura da unidade oferece um laboratório de edição de vídeo, equipamentos de última geração para o processamento de imagens, uma grua eletrônica de cinco metros, um travelling e um estúdio de TV com três câmeras com teleprompter.