Os campeões de atletismo e ginástica rítmica da fase final dos Jogos Abertos do Paraná (Jap), realizada em Francisco Beltrão, já foram conhecidos domingo (25). Nas duas modalidades prevaleceram os municípios favoritos: Toledo na ginástica, disputada só pelo sexo feminino, e Paranavaí, no atletismo, nos dois sexos.
A equipe campeã feminina de atletismo somou 244 pontos com as posições de seus atletas nas provas, deixando para trás as rivais Campo Mourão, com 161 pontos, e Maringá, com 152 pontos. No masculino, Paranavaí somou 235 pontos superando Maringá, com 198, e Cascavel, com 172.
Na ginástica rítmica, Toledo somou 311.000 pontos com as notas individuais das atletas e do conjunto. Maringá ficou em segundo, com 244.600 pontos e Cascavel, em terceiro, com 115.850 pontos. Toledo faturou todos os primeiros lugares, com destaque para a ginasta Angélica Kvieczynski, também atleta da seleção brasileira. Ela conquistou todas as medalhas de ouro individuais possíveis, com os aparelhos bola, corda, fita, arco e na soma geral.
Tímida, Angélica revelou o segredo do sucesso. “Treino oito horas por dia. Comecei tarde na ginástica rítmica, mas estou conseguindo bons resultados”, afirmou a atleta, de 18 anos, e que pratica o esporte há nove. Nas apresentações individuais, a segunda e terceira colocadas também são de Toledo, Monize Gmach e Morgana Gmach.
O diretor-presidente da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha, esteve presente nas duas premiações. “Tivemos, em Francisco Beltrão, atletas de nível nacional e internacional. Mas queremos mais. Penso que precisamos manter os nossos atletas no Estado. Queremos dar condições para que eles continuem brilhando, defendendo seus municípios e representando o Paraná em competições nacionais”, disse.
O prefeito de Francisco Beltrão, Wilmar Reichembach, também acompanhou as duas modalidades e, na gisnástica, ressaltou a disciplina e a dedicação exigida.
Atletismo
Geral
Feminino
1.º – Paranavaí
2.º – Campo Mourão
3.º – Maringá
4.º – Ponta Grossa
5.º – Cascavel
6.º – Apucarana
7.º – Medianeira
8.º – Astorga
9.º – Francisco Beltrão
10.º – Araucária
11.º – São José dos Pinhais
12.º – Colombo
Masculino
1.º – Paranavaí
2.º – Maringá
3.º – Cascavel
4.º – Campo Mourão
5.º – Ponta Grossa
6.º – Francisco Beltrão
7.º – Apucarana
8.º – Foz do Iguaçu
9.º – Rolândia
10.º – Colombo
11.º – Umuarama
12.º – Mandaguari
13.º – Araucária
14.º – Floraí
15.º – Marechal Cândido Rondon
16.º – São José dos Pinhais
17.º – Pato Branco
Ginástica rítmica
Geral
1.º – Toledo
2.º – Maringá
3.º – Cascavel
4.º – Ponta Grossa
Conjunto
1.º – Toledo
2.º – Maringá
3.º – Cascavel
Equipe
1.º – Toledo
2.º – Maringá
3.º – Cascavel
Individual
1.º – Angélica Kvieczynski – Toledo
2.º – Morgana Gmach –Toledo
3.º – Monize Gmach – Toledo