A chuva e o frio não deram trégua nesse sábado e domingo (31/5), em Guarapuava, onde ocorrem as competições dos 49.º Jogos Universitários do Paraná (Jup’s), que seguem até quarta-feira (3/5). O atletismo chegou ao fim mesmo debaixo d’água na pista municipal da cidade, com apenas uma prova cancelada, a de 3.000 metros com obstáculos.
“Dentre outros aspectos, temos que lembrar que estão competindo atletas amadores e até profissionais. Alguns vão competir no troféu Brasil e para evitar lesões, optamos pelo cancelamento da prova com obstáculos”, justificou o coordenador de prova, representante da Federação de Atletismo Paranaense, Daniel Silva do Nascimento.
O atleta Vilmar Cáceres, vice-campeão brasileiro dos 3000m com obstáculos em 2007 e que participaria da prova, concordou que com a pista ‘lameada’, só mesmo para garantir a classificação. “Não tem como correr por tempo aqui, só mesmo para assegurar um lugar na etapa nacional”, avaliou.
Agora a disputa pela vaga dos 3000m com obstáculos para as Olimpíadas Universitárias Brasileiras, em Fortaleza, acontecerá por meio de índices de competições oficiais até julho. “Montaremos um ranking através das competições que os atletas participarem, que valerá para a classificação da etapa nacional. Divulgaremos no site da FPDU [www.fpdu.com.br]”, informou o diretor da modalidade e representante da FPDU, Daniel Martin.
Foram dois dias de provas com os acadêmicos representantes de 23 instituições de ensino superior do Estado. De acordo com a coordenação técnica, cancelar ou adiar as demais provas não seria uma boa idéia. “A previsão do tempo era muito ruim e a pista, por ser de carvão, só tinha a piorar, por isso decidimos, com os treinadores, realizar as provas. Sem contar que é final de semestre letivo e muitos acadêmicos têm que voltar para fazer provas. Seria inviável não as realizarmos”, disse Daniel Martin.
Segundo o Instituto Tecnológico do Paraná, o Simepar, a previsão a partir dessa segunda-feira (01/6) até o último dia de competição é de geada. Diante das ações adversas do clima (vento, frio e chuva), o jeito foi redobrar as atenções para que os acadêmicos não se lesionassem.
Foram doze finais disputadas neste domingo: 10000 Metros Rasos Masculino, 400 Metros com Barreiras Masculino, Revezamento 4x400 Metros Masculino, Salto em Triplo Masculino, Salto com Vara Masculino, Lançamento do Dardo Masculino, 200 Metros Rasos Feminino, 10000 Metros Rasos Feminino, 400 Metros com Barreiras Feminino, Revezamento 4x400 Metros Feminino, Salto com Vara Feminino e Lançamento do Dardo Feminino. Um dos vencedores foi Fernando de O. Neto, da FAG/Cascavel, que levou a melhor no lançamento do dardo com a marca de 45m08cm de distância.
Tabela de classificação final até o 10o. lugar:
MASCULINO
1º. Faculdade Dom Bosco
2º. UEM
3º. PUC-Curitiba
4º. UNOPAR
5º. UEOP-Cascavel
6º. Guairacá
7º. Cesumar
8º. Fafipa
9º. UEPG e UEL
10º. FAG
FEMININO
1º. PUC-Curitiba
2º. UNOPAR
3º. FAFIPA
4º. UEM
5º. UNIOESTE
6º. Guairacá
7º. UNIPAR
8º. Faculdade Dom Bosco
9º. UEL
10º. FECILCOM e UNICENTRO