Os atletas paranaenses que participam das Olimpíadas Escolares de Poços de Caldas, em Minas Gerais, conquistaram 26 medalhas nas competições de domingo (21). Foram 13 medalhas de ouro, 10 só nas piscinas, 10 de prata e três de bronze. Os jogos seguem até o próximo domingo (28).
A paranaense Caroline Bergamaschi, 14 anos, foi considerada o principal destaque na natação, com a conquista de cinco medalhas de ouro, e recebeu elogios das outras delegações, que participam do evento nacional. Em 2007, a nadadora conquistou apenas uma medalha de prata, nos 50 metros peito, aqui mesmo em Poços de Caldas.
A adolescente cursa a 8.ª série no Colégio Dom Bosco de Curitiba e treina há praticamente um ano no Clube Curitibano. O sonho de Caroline é conseguir se projetar nacionalmente. Para tanto, deixou a família em Joinville/SC, para se dedicar totalmente aos treinamentos na capital paranaense.
Em Poços de Caldas, Caroline terminou como campeã nos 100 metros peito, 50 metros peito, 50 metros livre e nos revezamentos 4x50 metros livre e 4x50 metros medley. “É complicado ficar longe da família. Além disso, tenho de abrir mão de algumas coisas, como passear e me alimentar como as minhas amigas, porque temos de seguir uma alimentação balanceada. Mas, a gente se esforça e os resultados aparecem”, disse.
Danielle Rosa, também de 14 anos, foi outra que conseguiu bons resultados nas olimpíadas. A nadadora conquistou três medalhas de ouro e duas de prata. Os ouros vieram nas provas de 200 metros medley e nos revezamentos 4x50 metros livre e 4x50 metros medley. As duas pratas foram nas provas de 100 metros costas e 50 metros costas.
Danielle cursa a 8.ª Série na Escola Batista Shalon de Curitiba. Para ele os resultados surgiram em virtude do esforço. “A gente treina muito para conseguir isso. Nós não descansamos para a competição. Estamos treinando há meses, em preparação para o Campeonato Brasileiro, que será em Mococa (SP).”
Ainda no domingo, último dia de disputas da modalidade, Fernanda Peixoto conquistou medalha de ouro nos revezamentos 4x50 metros livre e 4x50 metros medley.
Fábio Prado, técnico da seleção paranaense de natação, avalia que a equipe está crescendo e vai reforçar a delegação brasileira no campeonato sul-americano. “Tivemos condições de mostrar o trabalho não apenas de um técnico, mas de vários técnicos, já que viemos com nadadores de equipes de Curitiba, Londrina, Apucarana, Foz do Iguaçu e Toledo”, destacou.
ATLETISMO – As equipes feminina e masculina do Paraná encerraram domingo a participação nas Olimpíadas Escolares, em Poços de Caldas. A equipe feminina fechou a competição com cinco medalhas contra quatro da equipe masculina.
Na avaliação do técnico da equipe masculina, Irineu dos Santos, não fosse o tempo chuvoso, os atletas paranaenses teriam assegurado mais medalhas de ouro para o Paraná. “A chuva atrapalhou alguns atletas, mas mesmo assim todos estão de parabéns. Eles se esforçaram e representaram bem o Paraná nas olimpíadas”, disse.
A equipe feminina, comandada por Agnaldo Souza dos Santos, garantiu duas medalhas de ouro, duas de pratas e uma de bronze.
Yohana Trossine Barbosa, foi ouro na prova do salto em distância. Ela saltou 4m59. Camila Aparecida de Souza conseguiu duas medalhas. Ouro nos 250 metros e prata nos 75 metros rasos. Jakeline de Oliveira fechou o pentatlo com a medalha de prata, enquanto Francielle de Souza terminou os 1000 metros rasos com a medalha de bronze.
No masculino, conseguiram medalhas os atletas Paulo Ricardo de Oliveira Medeiros, que assegurou medalha de bronze nas provas dos 80 metros com barreiras e prata no salto em altura. Lucas do Nascimento faturou o bronze nos 1000 metros, enquanto Arthur Eloi Pereira Lopes terminou o hexatlo na terceira posição.
JUDÔ – A seleção paranaense de judô conquistou domingo a sua quarta medalha nas Olimpíadas Escolares. Em confrontos realizados no ginásio Jardim Country Club, o judoca Dario Alves, 14 anos, assegurou medalha de prata, na categoria pesado. Ele está na 8.ª série no Colégio Estadual Bartholomeu Mitre, de Foz do Iguaçu.
As outras medalhas conquistadas pela delegação paranaense vieram com a prata de Lorhanna Rodrigues, na categoria médio. Lorhanna, 14 anos, está na 7.ª série, no Colégio Curitibano Adventista. A terceira medalha de prata ficou com Mariana Lopes Miara, da mesma idade, na categoria meio médio. Ela cursa a 8.ª série no Colégio Bom Jesus de Curitiba.
A medalha de ouro do Paraná foi assegurada por Sander Correia Bruniera Filho, 13 anos, que cursa a 7.ª Série no Colégio Estadual Professor Elias Abrahão, de Curitiba.
Lúcio Nagahama esteve à frente da seleção paranaense feminina e Francisco de Souza comandou a seleção masculina. Para Nagahama, a participação da equipe de judô nas olimpíadas foi satisfatória, porque os atletas, que estão no último ano, tiveram bons resultados e os que estão no primeiro ano, ainda tem mais um ano para lutar por vitórias na categoria B. “Não é por falta de medalhas que alguns judocas não foram bem. Todos lutaram com boa postura. Foram aplicados tática e tecnicamente, mesmo sendo mais novos. São novas promessas para o ano para o judô estadual”, frisou.