Muito aquecimento, concentração e expectativa nas provas classificatórias desta manhã de terça-feira (11) na modalidade de natação nos Jogos Colegiais do Paraná. Estas provas definiram alguns atletas que irão participar das Olimpíadas Escolares, em Brasília.
Para a atleta do Noroeste do Estado que pretendia conseguir a primeira medalha na modalidade 100 metros costas, no feminino B, o frio era o pior inimigo. “Não estou acostumada com este frio. Para mim nem adianta se aquecer, o frio trava tudo”, reclama Isabela Gonçalves D. Facci (13 anos), do colégio Santa Cruz, de Maringá.
No feminino A, com o tempo de 1:17:03, a atleta de Curitiba Bárbara Vitor (15 anos), Colégio Dom Bosco, garantiu a primeira colocação e a vaga para o 100 metros costas. “Foi um bom tempo porque eu estava de férias nos treinamentos. Vim com vontade de ganhar e consegui. Agora vou brigar por medalha em Brasília”, garante a garota, que participará da seleção do 50 metros costas.
Vindo de uma contusão, o atleta Daniel Richard, do Colégio Militar,
masculino A, se classificou com 00:55:71 no 100 metros livre. “Senti
dificuldades no final da prova e meu tempo poderia ser um pouco melhor. Mas vou recuperar resistência e devo melhorar dois segundos no meu tempo final”, explica. Nos Jogos da Juventude, de 2004, Richard conseguiu três medalhas de ouro e duas de prata.
O curitibano João Henrique Deszaunet, masculino B, do Colégio Positivo, se surpreendeu com o resultado. “Não sou especialista no 100 metros livres e ganhei com folga. Agora é conter a ansiedade para o restante das provas”, diz o estudante, que competirá no 400 metros livre e no 100 metros borboleta.
A eliminatória está acontecendo por tempo. Nesta quarta-feira (12)
será as finais das modalidades 100 metros Borboleta e 20x50 Medley e 50 metros Livre e 50 metros Costas.
(Box)
Atleta revelação incentiva competidores dos Jogos Colegiais
O curitibano Henrique Rodrigues, 15, do colégio Positivo, campeão Brasileiro Juvenil e 3º lugar no campeonato Mundial Juvenil neste ano, se prepara para o I Campeonato Mundial Júnior, que será realizado no Rio de Janeiro, no mês de agosto, que visa o desenvolvimento de novos talentos.
O atleta iria participar da fase final dos jogos colegiais, no 100 metros
livre e no 50 costas, mas devido a uma bateria de exames para o Campeonato Mundial não pode participar das competições. “Não poderia deixar de acompanhar as provas. É importante prestigiar o evento porque se torna motivação para os iniciantes e faz com que continuem nas competições”, relata. “Eu mesmo me foco em quem está na minha frente, porque quero deixar todos para trás”, completa.
A meta do atleta é a olimpíada por causa do tempo de preparação dos jogos Pan-americanos, de 2007, no Rio de Janeiro. “Para eu conseguir classificação para o PAN seria necessário baixar 8 segundos do meu tempo. De um ano para outro é possível conseguir apenas dois ou três segundos, é muito difícil”, explica. Atualmente Rodrigues está 9º lugar no ranking brasileiro de natação mas até o final do ano atleta promete melhor sua classificação em pelo menos quatro colocações.
Atletas curitibanos se destacam nos Jogos Colegiais do Paraná
No feminino A, com o tempo de 1:17:03, a atleta de Curitiba Bárbara Vitor (15 anos), Colégio Dom Bosco, garantiu a primeira colocação e a vaga para o 100 metros costas
Publicação
11/07/2006 - 16:30
11/07/2006 - 16:30
Editoria