Mais de uma tonelada e meia de alimentos são consumidos diariamente na fase regional dos 21.º Jogos da Juventude do Paraná (Jojup’s), em Mangueirinha, no refeitório montado no CTG Sesteada dos Tropeiros. A mesma quantidade é servida nas outras sete sedes da competição, que se encerra nesse sábado (30). “A comida é boa, está bem temperada e os próprios atletas fazem questão de comer no refeitório. Foi muito bom o governo contratar o serviço”, afirma Ricardo Lorenzetti, diretor de Esportes de Chopinzinho.
“Em Mangueirinha a alimentação está excelente, os atletas estão gostando, pois está bem diversificada e melhorou muito em relação aos outros anos”, diz Airton Thiel, diretor de Esportes de Planalto. “A gente percebe que é uma estrutura melhor, um atendimento muito bom e uma boa qualidade da comida. Não acontecem tumultos, a fila anda rápido, e isso traz vantagem em todos os sentidos”, confirma Renilson Alves, do Departamento de Esportes de Quedas do Iguaçu.
O prefeito de Mangueirinha, Miguel Aguiar, também está satisfeito com a forma como o governo vem coordenado a parte nutricional nos jogos. “Foi um passo positivo do governo ao proporcionar uma alimentação segura e padronizada em todo o Paraná. Para nós aqui de Mangueirinha está sendo muito importante, pois, além de termos uma excelente alimentação, a empresa responsável adquiriu os mantimentos aqui mesmo no município e ainda contratou pessoas da cidade para a cozinha. Com isso todos ganham”, observa Miguel.
No refeitório de Mangueirinha estão sendo consumidos diariamente 400 kg de arroz, 150 de feijão, 120 de macarrão, 800 de carne, 300 de frutas e verduras, 60 litros de café, 90 litros de café com leite, 300 litros de achocolatado e 5 mil pães. Todas as refeições têm o acompanhamento da nutricionista Graziela Alborgheti, que segue as normas de higiene e nutrição.
“O cardápio foi elaborado à base de carboidratos sendo que os comensais são na grande maioria atletas. É um cardápio balanceado, equilibrado e diversificado, oferecendo no mínimo 1.400 kcal”, informa Graziela. José Carlos Mallo é o responsável administrativo pela alimentação dos atletas, técnicos, dirigentes e árbitros, em Mangueirinha. São 28 pessoas que trabalham no refeitório.
Para o presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde, não se discute a qualidade da alimentação para os atletas. “Eles precisam de uma alimentação adequada ao esforço que fazem, em todas as competições. Por isso, além dos Jogos Universitários e de todas as fases dos Jogos Colegiais, o Governo do Estado se preocupou com os Jogos da Juventude e Abertos, patrocinando 100% da alimentação pela primeira vez na história nessas duas últimas competições. Isso representa uma economia para os municípios, que puderam investir mais em suas equipes”, afirma Gomyde.
Em Mangueirinha a empresa responsável pela alimentação é Iriana Buffet e Eventos, com sede em Cascavel, e tem como proprietário Caio Samyr Carvalho. “É uma empresa com experiência em grandes eventos e, por isso, aceitou o desafio de fazer a alimentação em algumas regionais dos jogos oficiais do Paraná”, diz Samyr.