Com um crescimento de 55,42% no último exercício, o patrimônio da ParanaPrevidência chegou a 7,1 bilhões de reais. Dessa forma, a instituição, que administra o sistema previdenciário dos servidores públicos do Estado, consolida-se como o maior fundo previdenciário público do país.
“Mantivemos uma política de investimentos voltada primordialmente para a segurança, sem descuidar do retorno”, diz José Maria Correia, presidente da ParanaPrevidência. “Assim ultrapassamos a meta atuarial de crescimento, tornando o fundo dos servidores paranaenses ainda mais sólido”.
O aumento é resultado do rendimento obtido com investimentos e incorporação das contribuições dos funcionários e do empregador, que é o governo estadual.
O rendimento, seguindo uma política de aplicações conservadora, com o menor risco possível diante das incertezas do mercado financeiro, foi obtido com aplicações principalmente em títulos públicos federais e ultrapassou a meta atuarial, conforme explica o diretor-financeiro da instituição, Mário Lobo Filho.
Os títulos federais representam 93,67% da carteira de investimentos da ParanaPrevidência, e foram comprados no mercado primário, diretamente nos leilões do Tesouro Nacional, sem intermediários. O restante está aplicado em fundos de investimento de renda fixa administrados pelas mais sólidas instituições financeiras do país.
A meta atuarial indica o crescimento necessário para que um fundo previdenciário possa, com segurança, garantir o pagamento dos benefícios atuais e futuros. É fixado por especialistas em atuária com base em projeções sobre receitas, valores, e quantidades de aposentadorias e pensões a serem pagas no presente e no futuro.
Para a ParanaPrevidência, assim como para outros fundos previdenciários, a meta é um crescimento de 6% ao ano mais a variação do IGPM. No exercício de 2007, foi alcançado um crescimento de 12,90%, para uma meta atuarial de 12,59%.
A ParanaPrevidência administra 92 mil aposentadorias e pensões de servidores públicos do estado, que formam uma folha mensal de pagamentos de 190 milhões de reais. É considerada referência para fundos previdenciários públicos e serviu de modelo para outros estados, como São Paulo e Rio Grande do Sul, que apenas este ano instituíram sistemas previdenciários inspirados na experiência paranaense.
Ativos da ParanaPrevidência sobem 55% e já ultrapassam os R$ 7 bilhões
Instituição, que administra o sistema previdenciário dos servidores públicos do Estado, consolida-se como o maior fundo previdenciário público do país
Publicação
20/03/2008 - 15:20
20/03/2008 - 15:20
Editoria