Janeiro é mês de férias e geralmente é um período em que há uma menor procura pela Ouvidoria, da Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral. Mas em 2005 foi registrado um aumento expressivo no número de atendimentos em janeiro: 80% em relação ao mesmo período de 2004.
Foram 733 atendimentos, que começaram a ser feitos após o dia 10 de janeiro, depois do período de férias coletivas. Desses, 448 ocorreram por telefone. O restante foi pela internet, pessoalmente, por carta ou fax.
De todos os atendimentos, 388 resultaram em procedimentos instaurados – número 78% superior ao mês de janeiro do ano passado. Destes, 37,9% eram solicitações, 36,3% reclamações e 20,6% denúncias.
Segundo o secretário Luiz Carlos Delazari, esse aumento significativo de atendimentos, num mês que geralmente registra números mais baixos, tem a sua explicação no processo de reestruturação da Ouvidoria, que incluiu trabalhos para alcançar uma maior visibilidade do órgão. “Especialmente a partir do segundo semestre tivemos uma divulgação maior dos projetos da instituição, como serviço de utilidade pública”, observa.
Ele destaca, também, o lançamento da primeira fase da campanha publicitária da Ouvidoria – o que ocorreu no começo de janeiro –, quando cartazes foram fixados em pontos de ônibus de Curitiba, como um fator de estímulo para que a população participe do Governo. “Com essas ações a Ouvidoria está se tornando uma ferramenta mais próxima do dia-a-dia das pessoas, estimulando o exercício da cidadania”, finaliza.
Serviço: Secretaria Especial de Corregedoria e Ouvidoria Geral. Endereço: Rua Comendador Araújo, 711, Batel, Curitiba, Paraná. CEP 82.420-000. Telefone: 0800-411113. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 19 horas. www.pr.gov.br/ouvidoria
** Importante: devido ao feriado de Carnaval, a Ouvidoria volta a atender na quarta-feira (dia 09), a partir do meio-dia.