O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, reuniu-se no final de semana (20), no balneário de Ipanema, com representantes das Associações de Surf e Bodyboard de Praia de Leste, Ipanema, Pontal do Sul, Guaratuba e da Organização Não-Governamental Mar Brasil para discutir projetos de preservação e conservação das áreas de restinga. O encontro foi promovido pela federação Paranaense de Bodyboard, durante a 1.ª etapa do Circuito Profissional de Bodyboarding, que reuniu mais de 80 atletas de cinco estados brasileiros.
As Associações pretendem multiplicar em toda a orla paranaense o projeto Dunas e Restinga, já iniciado pela a Associação de Surf de Guaratuba (ASG) e que prevê o isolamento das áreas de restinga com postes de madeira doados pela Copel e a instalação de lixeiras e placas alertando para a necessidade de preservação.
“O trabalho da Associação de Guaratuba é fantástico e a idéia é levar este projeto para os demais municípios litorâneos. Pontal do Paraná, por exemplo, necessita urgentemente de ações de proteção da restinga”, afirmou o presidente da Federação de Bodyboard, Stéfano Triska .
Durante a primeira reunião com a participação de todas as associações ficou acordado que os surfistas serão responsáveis por mutirões para cercar as áreas e terão o apoio logístico da Força Verde e Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para as ações.
“Queremos efetivar definitivamente apoio e parcerias necessárias para os esportes que dependem da qualidade do meio ambiente e que atuam positivamente neste sentido. É o caso de esportes como o surf, o bodyboard e a pesca esportiva”, declarou o secretário Rasca.
A Federação Paranaense de Bodyboarding coordena, com o Governo do Paraná, o projeto a “Onda é Preservar” que, desde 2007, já realizou oito maratonas ecológicas em parceria com a Força Verde Mirim para divulgar a importância da separação e da reciclagem do lixo.
Segundo a coordenadora do Programa Nossa Praia e Limpeza do IAP, Adriana Ferreira, o trabalho com a Federação de Bodyboard e com a Associação de Surf de Guaratuba comprova que as parcerias rendem bons resultados e devem ter continuidade mesmo fora da temporada de verão. “Nosso objetivo é caminhar cada vez mais junto com pessoas de boa vontade que possam proporcionar melhorias ao meio ambiente paranaense”, afirmou.
DADOS - Este foi o primeiro evento Profissional de Bodyboarding realizado nesta década, sendo que o último campeonato profissional realizado no Paraná aconteceu em 1998. Triska lembrou ainda que o próximo evento de Bodyboard acontece em 2 meses, nos dias 29 e 30 de agosto, mas desta vez será uma etapa do Open de Bodyboard, que acontece na Praia Brava de Matinhos, litoral do Paraná.
Associações de surf e bodyboard vão isolar as áreas de restinga no Litoral
Encontro com o secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Rasca Rodrigues, foi promovido pela Federação Paranaense de Bodyboard, durante a 1.ª etapa do circuito profissional do esporte
Publicação
22/06/2009 - 19:20
22/06/2009 - 19:20
Editoria