Um grupo de assessoras das Coordenações de Saúde e de Educação do Departamento Geral de Ações Socioeducativas do Rio de Janeiro (Degase) visitou o Sistema Socioeducativo do Paraná nesta semana. A visita começou na segunda-feira e segue até quinta (02). O Plano Personalizado de Atendimento (PPA) – programa de atendimento individualizado aos adolescentes em conflito com a lei – é um dos principais focos da visita.
A assessora da Coordenação de Saúde do Degase, Aparecida Kazue Esaki, explicou que o Sistema Socioeducativo do Paraná foi escolhido para receber a visita por ser considerado uma referência nacional, especialmente na aplicação dos PPAs. Em junho de 2009, outra comitiva do Degase esteve no Paraná juntamente com profissionais da Empresa de Obras Públicas do Rio de Janeiro para conhecer os modelos arquitetônicos das unidades e buscar alternativas para adaptar aos modelos fluminenses. “Ao conhecer as unidades, percebemos que os profissionais daqui estão conceitualmente alinhados, por mais que existam diferenças de contextos regionais”, afirmou Aparecida.
Desde 2008, o Degase passa por uma reestruturação do sistema de atendimento aos adolescentes em conflito com a lei e as visitas técnicas são oportunidades de trocar experiências com outros Estados. “Viemos conhecer as experiências do Paraná e levar algumas para o nosso grupo para estudar alternativas que se encaixem às nossas realidades”, contou a assistente social Marise Elizardo Neves.
Além de Aparecida e Marise, o grupo do também conta com a psicóloga Tereza de Azevedo Silva, assessora da Divisão de Psicologia da Coordenação de Saúde; e da pedagoga Evangelina Maria de Andrade, assessora da Divisão de Pedagogia da Coordenação de Cultura, Esporte e Lazer.
VISITAS TÉCNICAS - Na terça-feira, o grupo conheceu o Centro de Socioeducação de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais. A unidade é uma das quatro que foram construídas dentro do novo modelo arquitetônico desenvolvido pela Secretaria de Estado da Criança e da Juventude (Secj) para atendimento de medidas socioeducativas em meio fechado. O projeto foi premiado na terceira edição do Prêmio Sócio-Educando, em outubro de 2008.
O Centro de Socioeducação Joana Richa, em Curitiba, que atende exclusivamente a meninas, recebeu a visita da comitiva na quarta-feira. Uma das adolescentes da unidade ajudou a apresentar o local e conversou com as assessoras do Degase. “[A unidade] tem uma estrutura de casa, um ambiente acolhedor”, observou Marise.
As Casas de Semiliberdade de Ponta Grossa e Joana Richa também estiveram no itinerário do grupo durante as visitas. Na quinta-feira (02), as profissionais irão conhecer o Centro de Socioeducação mais antigo do Estado, o São Francisco, em Piraquara.
A equipe da Coordenação de Socioeducação da Secretaria, responsável pela aplicação das medidas socioeducativas de restrição e privação de liberdade no Paraná, se reúne com a comitiva fluminense ao final da visita para apresentar o conceitual teórico que embasa as ações e os programas desenvolvidos.
REFERÊNCIA - O trabalho desenvolvido pela Secretaria é citado como uma referência pelo Governo Federal. Outros estados, como Santa Catarina, Espírito Santo, Pernambuco, Piauí, São Paulo, Minas Gerais, Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Sergipe, Bahia, Maranhão, Distrito Federal e Goiás e também Angola enviaram comitivas para conhecer o Sistema Socioeducativo do Paraná nos anos de 2009 e 2010.
A assessora da Coordenação de Saúde do Degase, Aparecida Kazue Esaki, explicou que o Sistema Socioeducativo do Paraná foi escolhido para receber a visita por ser considerado uma referência nacional, especialmente na aplicação dos PPAs. Em junho de 2009, outra comitiva do Degase esteve no Paraná juntamente com profissionais da Empresa de Obras Públicas do Rio de Janeiro para conhecer os modelos arquitetônicos das unidades e buscar alternativas para adaptar aos modelos fluminenses. “Ao conhecer as unidades, percebemos que os profissionais daqui estão conceitualmente alinhados, por mais que existam diferenças de contextos regionais”, afirmou Aparecida.
Desde 2008, o Degase passa por uma reestruturação do sistema de atendimento aos adolescentes em conflito com a lei e as visitas técnicas são oportunidades de trocar experiências com outros Estados. “Viemos conhecer as experiências do Paraná e levar algumas para o nosso grupo para estudar alternativas que se encaixem às nossas realidades”, contou a assistente social Marise Elizardo Neves.
Além de Aparecida e Marise, o grupo do também conta com a psicóloga Tereza de Azevedo Silva, assessora da Divisão de Psicologia da Coordenação de Saúde; e da pedagoga Evangelina Maria de Andrade, assessora da Divisão de Pedagogia da Coordenação de Cultura, Esporte e Lazer.
VISITAS TÉCNICAS - Na terça-feira, o grupo conheceu o Centro de Socioeducação de Ponta Grossa, na região dos Campos Gerais. A unidade é uma das quatro que foram construídas dentro do novo modelo arquitetônico desenvolvido pela Secretaria de Estado da Criança e da Juventude (Secj) para atendimento de medidas socioeducativas em meio fechado. O projeto foi premiado na terceira edição do Prêmio Sócio-Educando, em outubro de 2008.
O Centro de Socioeducação Joana Richa, em Curitiba, que atende exclusivamente a meninas, recebeu a visita da comitiva na quarta-feira. Uma das adolescentes da unidade ajudou a apresentar o local e conversou com as assessoras do Degase. “[A unidade] tem uma estrutura de casa, um ambiente acolhedor”, observou Marise.
As Casas de Semiliberdade de Ponta Grossa e Joana Richa também estiveram no itinerário do grupo durante as visitas. Na quinta-feira (02), as profissionais irão conhecer o Centro de Socioeducação mais antigo do Estado, o São Francisco, em Piraquara.
A equipe da Coordenação de Socioeducação da Secretaria, responsável pela aplicação das medidas socioeducativas de restrição e privação de liberdade no Paraná, se reúne com a comitiva fluminense ao final da visita para apresentar o conceitual teórico que embasa as ações e os programas desenvolvidos.
REFERÊNCIA - O trabalho desenvolvido pela Secretaria é citado como uma referência pelo Governo Federal. Outros estados, como Santa Catarina, Espírito Santo, Pernambuco, Piauí, São Paulo, Minas Gerais, Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Sergipe, Bahia, Maranhão, Distrito Federal e Goiás e também Angola enviaram comitivas para conhecer o Sistema Socioeducativo do Paraná nos anos de 2009 e 2010.