A Assembléia Legislativa do Paraná registrou nos seus anais o artigo “O Brasil deveria adotar uma nova política? – A remoção do entulho neoliberal”, artigo do economista Carlos Lessa publicado no jornal “Folha de São Paulo”. O registro atendeu requerimento do deputado estadual, Dobrandino da Silva, líder do Governo na Assembléia.
Para Dobrandino, o artigo explicita e informa com maior clareza a opinião pública o modelo nefasto da política de juros altos que só penaliza os trabalhadores e o setor produtivo.
“O que todos precisam entender que o governo gasta R$ 7 bilhões do programa Bolsa da Família e isso equivale somente a 10 dias dos juros pagos da dívida pública. Somente neste ano, o país pagará mais de R$ 150 bilhões de juro e com essa dinheirama, por exemplo, pode se construir 14 milhões de casas populares – três vezes mais do que o déficit habitacional brasileiro”, diz Dobrandino ao fazer referência ao artigo de Lessa.
O professor Carlos Lessa foi presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e também é autor do pré-programa de governo do PMDB à presidência da República.
No documento – “Pra Mudar o Brasil” -, Lessa compara outras perversidades da política econômica do governo federal. “A desproporção dos gastos com o serviço da dívida, em relação aos demais gastos do Estado, é chocante. Um mês de pagamento de juros corresponde ao dispêndio anual do SUS. Quinze dias correspondem ao gasto anual com educação. Dez dias, aos recursos do Programa Bolsa Família. Um dia de pagamento de juros cobre o gasto previsto na construção de casas populares. Um minuto corresponde à alocação anual de recursos com a defesa dos direitos humanos”.