A presidente do Provopar Ação Social, Lucia Arruda, revelou nesta terça-feira (7) que o artesanato paranaense é um dos destaques da 10ª edição da Fenearte - Feira Nacional de Negócios de Artesanato, aberta no último dia 3 no Centro de Convenções de Olinda (PE) e que deverá movimentar mais de R$ 22 milhões em negócios.
A expectativa é que até domingo (12) cerca de 250 mil pessoas percorram os 29 mil metros quadrados da feira, com 752 estandes de comercialização e 4 mil expositores de todos os estados brasileiros e de 26 países. “Em meio a tudo isto, o nosso artesanato é sucesso absoluto como sempre ocorre nos eventos nacionais e até internacionais”, comemora Lucia Arruda.
Segundo ela, alguns produtos se esgotaram nos primeiros dias, como as bonecas e os jogos de xadrez feitos em palha de milho por artesãos de Rio Negro. “As trilhas de mesa e as caixinhas feitas por mulheres de origem ucraniana também caíram no agrado do público e foram vendidas rapidamente, assim como as pessankas (ovos coloridos)”, acrescentou.
Iramar Diório Hermogenes, coordenador de artesanato do Provopar, informou que as geléias, licores e doces produzidos pelos Mosteiros do Encontro, de Mandirituba, e Casa Betânia, de Araucária, também se esgotaram. “São produtos feitos sem conservantes, sem agrotóxicos e com um paladar delicioso”, disse.
Os bonecos, vaquinhas, porquinhos, galinhas confeccionados em tecido por voluntários da Associação Beneficente de Respeito a Criança, de Colombo, que trata de crianças com neoplasia, tiveram excelente procura, assim como as peças de moveis revestidas com fibra de bananeira pelo artesão Gilmar Bevilacqua e as imagens de santos em cerâmica de Cristina Dias, ambos de Guaratuba. “É importante destacar que esses dois artesãos foram descobertos recentemente durante uma reunião do Provopar naquela cidade”, acrescentou Iramar.
O Provopar Ação Social levou 5 mil peças de 600 artesãos e artistas populares de várias regiões do estado para expor na Fenearte, que é considerada uma das mais importantes na América Latina. A feira celebra seus 10 anos de existência homenageando o centenário mestre Vitalino, além de render tributo a Ana das Carrancas, Janete Costa e Mestre Salustiano. O estande do Provopar foi visitado pelo ator global Matheus Narchtergaele (Auto da Compadecida, A Muralha, Central do Brasil, América e Amarelo Manga) e por um guerreiro da etnia Fulni-ô.
Artesanato do Paraná é destaque na 10ª Feira Nacional, em Olinda
Alguns produtos se esgotaram no primeiro dia, como as bonecas e os jogos de xadrez feitos em palha de milho por artesãos de Rio Negro
Publicação
07/07/2009 - 16:40
07/07/2009 - 16:40
Editoria