Arquivo Público se aproxima mais da comunidade

Eventos que comemoram os 150 anos da instituição, marcados para os dias 4 a 7 de abril, serão abertos ao público em geral
26/03/2005 - 06:00
O Arquivo Público do Paraná completa no mês que vem 150 anos de fundação. Uma ampla programação vai comemorar a data, entre os dias 4 e 7 de abril. Mais do que celebrar o sesquicentenário, as palestras, os debates, as exposições, os lançamentos e as inaugurações agendados para a sede da instituição (Rua dos Funcionários, 1796, Curitiba) buscam tornar o Arquivo mais próximo da comunidade. “É uma forma de abrir as portas da instituição, para que o cidadão conheça a importância dela”, destaca a historiadora Daysi Lúcia Ramos de Andrade, diretora do Departamento de Arquivo Público (Deap), vinculado à Secretaria da Administração e da Previdência (Seap). A grade completa está disponível no site www.pr.gov.br/arquivopublico. A programação é aberta a qualquer pessoa, entretanto é preciso se inscrever com antecedência, o que pode ser feito pelo telefone (41) 352-2299. O Arquivo guarda documentos públicos datados desde o século XVIII que, enfileirados, somam mais de três quilômetros de extensão. São memorandos, decretos, portarias, resoluções, ofícios, atas, fichas cadastrais de servidores, carteiras de motoristas, registros de matrículas na rede estadual de ensino, entre outros papéis gerados diariamente pelo Estado. Mais 2.457 rolos de filmes, correspondências, livros com registros de imigrantes que desembarcaram no Porto de Paranaguá entre os anos 1876 e 1879, e entre 1885 e 1889. Sem contar os arquivos da extinta Delegacia de Ordem Política e Social (Dops) - registros de presos e torturados durante o regime militar (1964 a 1984); de investigação, vigilância e controle da vida de pessoas, na década de 1920; e de imigrantes suspeitos de propagarem movimentos revolucionários no século passado, entre outras informações. Conferência – A abertura oficial da semana comemorativa será no dia 4 de abril, às 9 horas. Logo em seguida, haverá uma conferência com o diretor do Arquivo Nacional, Jaime Antunes – que também preside o Conselho Nacional de Arquivos (Conarq). Ele vai falar sobre o tema “O Arquivo Nacional e a realidade arquivística brasileira”. Ainda no primeiro dia de comemorações, serão lançados um cartão telefônico alusivo aos 150 anos do Arquivo Público e a segunda edição do Manual de Escrita Oficial. E será aberta a exposição “Arquivo – 150 anos”, com a mostra de parte do acerto da instituição. O segundo dia é voltado ao tema central “A função do arquivista e o acesso à informação”. Um dos palestrantes será o professor doutor da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Armando Malheiro da Silva. Para o dia 7, estão marcados a inauguração da Biblioteca Professora Doutora Cecília Westphalen e o lançamento de uma câmara técnica de gestão documental, da Escola de Governo do Paraná (que também é vinculada à Seap). Serviço: A programação completa das comemorações dos 150 anos do Arquivo Público do Paraná e a história da instituição estão no site www.pr.gov.br/arquivopublico. O Arquivo fica na Rua dos Funcionários, 1796, Cabral, Curitiba. Telefone (41) 352-2299.