Arquivo Público inaugura biblioteca e espaço cultural

Inauguração ocorre nesta quinta (7), dia em que se comemora os 150 anos da instituição. Biblioteca homenageia a historiadora Cecília Maria Westphalen e o espaço cultural o professor Ruy Wachowicz
06/04/2005 - 15:20
Dois historiadores que se dedicaram a estudar e a contar o Paraná serão homenageados nesta quinta-feira (7), data de aniversário do Departamento de Arquivo Público, que completa 150 anos. Marcando o encerramento da Semana do Sesquicentenário, serão inaugurados, às 9h30, a biblioteca Cecília Maria Westphalen e o espaço cultural Ruy Christovam Wachowicz. A Biblioteca Professora Doutora Cecília Maria Westphalen foi montada pelos funcionários do Arquivo Público, que trabalharam em ritmo acelerado para deixar tudo pronto a tempo. O espaço terá todo o acervo pessoal da historiadora – um total de 3,6 mil volumes, entre livros de História, literatura e outras obras. Reconhecida nacional e internacionalmente na sua área, Cecília Westphalen, que morreu em março do ano passado, sempre declarou que gostaria de ver seu material à disposição para consulta no Arquivo, explica a diretora do Deap, Daysi Lúcia Ramos de Andrade. Foi o que ocorreu: a família tratou de doar tudo ao Deap. “A Cecília sempre contribui muito, foi a fundadora da Associação dos Amigos do Arquivo Público. A homenagem é justíssima”, observa Daysi. O espaço Ruy Wachowicz também guarda algumas obras do historiador. Catarinense de Itaiópolis e descendente de poloneses, Wachowczi se destaca, entre outros trabalhos, pelo estudo da colonização polonesa no Paraná. Ele morreu em agosto de 2000. Tanto a biblioteca como o espaço ficam na sede do Deap (Rua dos Funcionários, 1796, Curitiba). São abertos ao público de segunda a sexta, das 9 às 12 horas e das 13h30 às 17h30. Box Programação inclui homenagem a ex-funcionários Nesta quinta-feira, além da inauguração da biblioteca e do espaço cultural, haverá uma palestra com o deputado estadual Rafael Greca (PMDB), que vai homenagear ex-funcionários do Arquivo Público. Às 17h30, o encerramento da Semana do Sesquicentenário é com música barroca (Grupo Banza). Confira a grade: 9h30 –10h30 Paraná, Zacarias de Góes e Vasconcellos e o Arquivo Público: olhando para o futuro. Palestrante: Rafael Grecca de Macedo (deputado estadual do Paraná.) Inauguração da Biblioteca Profª. Dr.ª Cecília Maria Westphalen e do Espaço Professor Doutor Ruy Wachowicz 14h00 – 15h00 Título: a gestão pública da informação Palestrante: Belmiro Jobim Valverde Castor (professor aposentado da UFPR, presidente da Associação dos Amigos do Arquivo Público do Paraná e membro da Academia Paranaense de Letras.) 15h30 – 16h30 Documentos digitais: abordagem arquivística Palestrante: André Porto Ancona Lopez (professor da Universidade de Brasília-UnB) 16h30 – 17h30 Certificação Digital Palestrante: Stefano Kubiça (Celepar – Gestão de Documentos Eletrônicos/Certificação Digital) Encerramento e apresentação do Grupo Banza (música barroca)