Arquivo Público do Paraná é homenageado por instituição latino-americana

22/06/2007 - 15:40
O Departamento Estadual de Arquivo Público (Deap), vinculado à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap), acaba de ser homenageado pelo Convênio Andrés Bello (CAB), instituição intergovernamental formada por dez países da América Latina, mais a Espanha. O Arquivo recebeu uma menção especial do VI Prêmio CAB “Somos Patrimônio”, destinado a instituições que desenvolvem trabalhos de resgate histórico e cultural dos povos americanos. Mereceram a homenagem do Convênio Andrés Bello dois recentes trabalhos feitos pelo Arquivo Público do Paraná: o Catálogo Seletivo de Documentos Referentes aos Africanos e Afrodescendentes Livres e Escravos, lançado em 2005, e o Catálogo Seletivo de Fontes Referentes aos Indígenas no Paraná Provincial, que já está com todos os dados e informações compilados, e prestes a ser publicado. “A menção especial é por considerar que [o trabalho desenvolvido pelo Arquivo] responde a uma busca por inovadores meios de gestão e recuperação do patrimônio em âmbito ibero-americano”, diz o coordenador de Cultura do Convênio Andrés Bello, Patrício Rivas Herrera, em carta enviada à direção do Deap. Para a historiadora Daysi Lúcia Ramos de Andrade, diretora do Arquivo Público, a menção honrosa é um reconhecimento ao cotidiano trabalho de gestão documental e preservação histórica desenvolvido pela instituição paranaense. Contribui, também, para a divulgação à população dos incontáveis serviços prestados pelo Arquivo, tanto aos demais órgãos públicos do Estado como à sociedade. O Prêmio CAB “Somos Patrimônio” contempla trabalhos em três categorias: sociedade civil, instituição governamental e organização mista. Das 13 menções honrosas, duas foram para instituições brasileiras – além do Arquivo Público do Paraná, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) recebeu a homenagem por um programa de preservação cultural e ambiental da Usina Hidrelétrica Irapé (Rio Jequitinhonha, norte mineiro). BOX-1: Saiba mais sobre os trabalhos do Arquivo Público contemplados - Catálogo Seletivo Referente aos Africanos e Afrodescendentes Livres e Escravos Publicação lançada em 2005, com 1 mil atos oficiais, do período de 1853 a 1888, relacionados ao tratamento conferido pelo poder público aos negros e descendentes que viviam na então Província do Paraná. Foi apontado por historiadores e outros cientistas sociais como importante documento sobre a imigração de africanos para o Paraná. Ano passado, recebeu o Prêmio Rodrigo de Melo Franco Andrade 2006”, do Instituto do Patrimônio Histórico Nacional (Iphan), do Ministério da Cultura. - Catálogo Seletivo de Fontes Referentes aos Indígenas no Paraná Provincial O catálogo traz a descrição de 1,5 mil atos oficiais, dos anos de 1853 a 1870, referentes à questão indígena no Paraná. A pesquisa, a seleção e a compilação dos dados já estão concluídas. Resta apenas a impressão, o que deve ocorrer em breve. A intenção é publicar o conteúdo na internet, também. BOX-2: Instituição tem o nome de colaborador de Simon Bolívar O Convênio Andrés Bello é uma instituição que tem como missão trabalhar pela preservação e pelo desenvolvimento cultural, científico, tecnológico e social dos povos da América Latina, conforme explica a página da organização na internet (www.cab.int.co). A organização leva o nome do advogado, filósofo e escritor que foi colaborador de Simon Bolívar (1783-1830), estadista do século XVIII que lutou pela independência e pela integração das nações latino-americanas. Andrés Bello é venezuelano, da capital, Caracas - nasceu em 1781 e morreu em 1865. Entre os diversos trabalhos desenvolvidos, destaque para a elaboração do Código Civil Chileno, de 1855, e ações em prol do ensino superior na América Latina. A instituição que leva o nome de Andrés Bello foi fundada em 1970. Atualmente, é constituída dos seguintes países: Bolívia, Chile, Colômbia, Cuba, Espanha, Equador, México, Panamá, Paraguai, Peru e Venezuela.