Arquivo Público digitaliza documentos oficiais de 1853/1855

Estão sendo transformados em documentos virtuais mais de seis mil folhas, de atos do governo de Zacaria de Góes e Vasconcellos (1853 a 1855)
12/12/2005 - 15:30
Um projeto do Departamento de Arquivo Público (Deap) do Estado, de descrição e digitalização de documentos oficiais dos anos de 1853 e 1855, quando o Paraná recém tinha se emancipado de São Paulo e foi governado por Zacarias de Goés e Vasconcellos, chega à última etapa. Tocado com a ajuda do governo da Espanha, que doou E$ 5 mil, todo o trabalho deverá ser encerrado ainda nesta semana. Depois de quatro meses se dedicando à descrição de quase seis mil folhas, todas manuscritas, os técnicos do Arquivo Público paranaense se debruçam agora na digitalização desse acervo. “A digitalização é muito importante, porque permite a leitura do documento pelo computador, o que evita o manuseio do documento em papel. Isso preserva o original”, destaca a historiadora Tatiana Dantas Marchette, coordenadora da Divisão de Pesquisa, História e Publicação do Deap. As etapas - A descrição, iniciada em agosto, consistiu na leitura minuciosa de documento por documento, para a criação de uma espécie de “ficha de identidade” de cada papel. Com as descrições dos documentos em fichas, torna-se possível a reorganização do acervo em metodologias que permitam o acesso de maneira mais fácil e rápida. Já na digitalização, etapa atual, cada documento é “fotografado” por uma máquina, um tipo de “scanner”. Essa reprodução permite a cópia do papel em meio virtual. De acordo com a historiadora Tatiana, essa fase do processo é bem rápida, e bastante simples, se comparada à descrição. Por enquanto, os documentos digitalizados ficarão armazenados num sistema interno do Arquivo Público. Assim, explica Tatiana, poderão ser acessados apenas pelos computadores do setor de pesquisa do Arquivo, que é aberto ao público. Mas intenção é colocar esse acervo também na internet, na página do Deap. Programa - O convênio entre o Deap e o governo da Espanha faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Arquivos Íbero-Americanos, do Ministério da Cultura daquele país. O Arquivo Nacional do Brasil recebeu informações do programa e repassou às instituições estaduais, que ficaram responsáveis por encaminhar um projeto, caso tivessem interesse. O Arquivo Público paranaense enviou sua proposta de descrição e digitalização, que foi aprovada. O convênio foi firmado em agosto último. Serviço O Arquivo Público fica na Rua dos Funcionários, 1796, Cabral, em Curitiba. Telefone (41) 3352-2299. Abre ao público das 9 às 12 horas, e das 13h30 às 17h30.