Arquivo Público apresenta em Minas projeto de digitalização de documentos

Desafios da digitalização de documentos e os trabalhos que o Paraná vem desenvolvendo na área são dois pontos que o Paraná vai apresentar na quarta-feira (26), no VIII Ciclo de Palestras do Arquivo Público Mineiro
24/09/2007 - 16:10
Os desafios da digitalização de documentos e os trabalhos que o Paraná vem desenvolvendo nessa área são dois pontos que o Departamento Estadual de Arquivo Público (Deap) vai apresentar em Belo Horizonte, na próxima quarta-feira (26), no VIII Ciclo de Palestras do Arquivo Público Mineiro. A historiadora Tatiana Dantas Marchette, coordenadora da Divisão de Documentação Permanente do Deap, será a palestrante paranaense no evento. Além do Arquivo Público do Paraná, vão expor suas experiências e propostas os arquivos do Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro e do próprio Estado de Minas Gerais. Segundo a diretora do Arquivo Público do Paraná, Daysi Lúcia Ramos de Andrade, a instituição paranaense foi convidada porque é reconhecida nacionalmente como uma das referências em gestão documental. “Há um interesse grande em conhecer os trabalhos que realizamos”, ressalta Daysi. Assim, a historiadora Tatiana Marchette vai apresentar o projeto de digitalização de quase 20 mil correspondências internas do Governo do Paraná, dos anos de 1853 a 1931. O trabalho começou em 2005 e na primeira etapa contou com o apoio do Ministério da Cultura da Espanha. De acordo com Tatiana, praticamente metade dos 20 mil papéis já foram digitalizados. Etapa - O trabalho, observa a historiadora, é minucioso e demorado. “Não é só uma digitalização. O projeto consiste na higienização, na leitura, na descrição e na compilação dos documentos. A digitalização é a última etapa do processo. Aliás, a digitalização é necessária para facilitar, ampliar, multiplicar o acesso ao acervo, mas não substitui as ações de conservação, preservação e organização dos documentos em papel”, frisa Tatiana. Em linhas gerais, a digitalização consiste em “scannear” documento por documento. O “scanner”, porém, não é feito por máquina ou da forma como se “scanneam” quaisquer papéis. São precisos um equipamento próprio e um programa de computador que permitam a digitalização em grau de qualidade que torne o papel identificável e legível. “Os documentos históricos têm aspectos peculiares, em tons de amarelo, ou meio azulados. O programa de computador ajusta a tonalidade de fundo para salientar a escrita no documento”, explica a coordenadora do Deap. FUNÇÕES - O Departamento de Arquivo Público é um órgão vinculado à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap). Tem entre as funções responder pela gestão documental do Poder Executivo, ou seja, cuidar da eliminação ou guarda, da preservação, da organização e do acesso aos documentos produzidos pelos órgãos públicos (despachos, registros, leis, decretos, memorandos, informes etc). O acervo do Arquivo Público do Paraná reúne documentos desde o século XVII. São mais de três quilômetros de extensão de documentos. O Arquivo é aberto à visitação e pesquisa, das 9 às 12h e das 13h30 às 17h30, sempre de segunda à sexta-feira. O endereço é Rua dos Funcionários, 1792, Curitiba. Alguns serviços estão disponíveis na internet (www.pr.gov.br/arquivopublico). Informações pelo telefone (41) 3352-2299.