Arquivo Geral microfilma documentos do DER

Material, depois de digitalizado, será incluído no sistema informatizado de documentação do órgão e colocado à disposição para consulta na internet
30/08/2010 - 16:10
O Arquivo Geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER) está microfilmando todos os decretos referentes a desapropriações de faixas de domínio das rodovias estaduais do Paraná. O material, depois de digitalizado, será incluído no sistema informatizado de documentação do órgão e colocado à disposição para consulta na internet.
“O DER possui um arquivo-piloto em termos de Brasil”, segundo Neide Maria Pigatto, da equipe do Arquivo Geral. O material, informa, é arquivado de acordo com normas do Arquivo Nacional e seguindo critérios internacionais de arquivamento.
Toda a papelada do DER está classificada e guardada em um sistema informatizado conhecido como ARC. Um exemplo é a documentação dos seis lotes do Programa de Concessão Rodoviária do Paraná, que já foi microfilmada e se encontra em meio digital com 40.460 imagens referentes a 2.987 pastas de documentos.
Estão guardados no Arquivo Geral contratos de licitação e de construção e conservação de obras, documentos do transporte coletivo municipal de passageiros e toda a papelada dos diversos departamentos do DER.
O volume de documentos sob a guarda do Arquivo Geral do DER atualmente, em metros lineares, é de 1,858 Km, distribuídos nos arquivos correntes das diretorias do órgão, no arquivo existente no bairro do Atuba, em Curitiba, e no próprio Arquivo Geral, na sede do DER.
Uma parte da documentação, depois de iniciado o programa, já foi encaminhada para o Arquivo Público do Estado. Com isso, também se preserva a memória documental do DER. Os processos podem ficar arquivados permanentemente ou durante cinco anos, chegando a ser guardados por mais de 30 anos como nos casos de aposentadoria de servidores.
O Arquivo Geral do DER iniciou seu programa de gestão de documentos em 2001 e atualmente permite o controle e a rápida localização do material para consultas e empréstimos. A busca de um documento não leva mais que dois minutos devido a Tabela de Temporalidade, uma ferramenta que permite o gerenciamento, descrição e classificação de documentos por assunto, além de regular o prazo de guarda de cada processo. O sistema foi desenvolvido em conjunto com o Departamento de Arquivo Público (que atende a todos os órgãos do Estado).
Participam da equipe do Arquivo Geral, além de Neide Maria Pigatto, os funcionários José Grochocki, Sandra Regina Vale e Maria Izabel Martins.