O governador Roberto Requião abriu na noite de terça-feira (19) a exposição “Projetos que são obras de arte”, de Roberto Fontan e demais arquitetos que compõem a equipe da Companhia de Habitação do Paraná. A mostra apresenta desenhos aquarelados, elaborados à mão, dos projetos que ilustram as novas soluções de urbanismo e preservação ambiental que o governo do Paraná, através da Cohapar, está implantando na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).
“Roberto Fontan é um arquiteto completo. Ele desenha, imagina, cria. Um grande amigo, que está dando uma colaboração importantíssima para a Cohapar, para o Rafael Greca, colocar em prática a maior obra em termos de recuperação de mananciais do País”, enfatizou o governador Requião.
Ao falar da obra de Fontan, o governador também contou o que poucos sabem a respeito do artista. “Pouca gente sabe que Roberto Fontan tem a voz do Frank Sinatra. Quando Frank estava vivo, o Roberto às vezes ia à minha casa, ou num clube onde nos encontrávamos à noite, pegávamos um telefone e ligávamos para o Frank Sinatra e, pasmem os senhores, Frank atendia”.
Durante a mostra estão sendo apresentadas 14 telas com desenhos de parques que a Cohapar começa a implantar na RMC, com recursos do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), em áreas consideradas de risco, à beira de rios. As cidades contempladas com estas obras são Piraquara, Colombo, Campo Magro e Pinhais. As famílias que vivem nestas áreas de risco serão realocadas para áreas seguras, dentro do próprio município.
Para o presidente da Cohapar, Rafael Greca, é importante mostrar à população o trabalho que a Companhia está desenvolvendo em benefício das famílias que mais necessitam do Governo. “A exposição do arquiteto Roberto Fontan e outros arquitetos da Companhia mostra a dimensão do carinho que a Cohapar e o governo do Paraná dedicam às populações da RMC”, destacou.
Greca disse ainda que a sensibilidade artística que desenvolveu ao longo dos anos o fez ver nos desenhos de Roberto Fontan os traços dos mestres do Renascimento. “Aqueles grandes artistas que desenhavam à mão as cidades perfeitas e que buscavam a cidade tendo o ser humano como a medida de todas as coisas”, comparou.
O presidente da Cohapar ainda afirmou que se sente emocionado em ver idéias tornarem-se obras de arte, como as aquarelas feitas pelo arquiteto Roberto Fontan. “É emocionante ver um arquiteto colorir em aquarela os projetos que nasceram de uma orientação urbanista e que, em breve, vão se tornar realidade e mudar a vida de muitas famílias que vivem em condições precárias, em áreas de risco”.
O secretário de Turismo, Celso Caron, acredita que os parques que serão implantados pela Cohapar não trarão benefícios somente para os moradores locais, mas sim para toda a região da Grande Curitiba. “Este projeto vai colaborar até mesmo com o turismo, vai ser formidável para toda a região, pois os parques devem se tornar uma atração para os visitantes que vêm conhecer Curitiba”, declarou.
Para o secretário de Segurança Pública, Luiz Fernando Delazari, esta ação que a Cohapar vai promover na Região Metropolitana vai ajudar a resolver diversos outros problemas que hoje atingem as grandes cidades. “São várias ações para resolver problemas de qualidade de vida, de cidadania, de dignidade, de segurança pública. Estes parques retratados pelo arquiteto Roberto Fontan serão transformados em locais de confraternização e lazer. Vão levar cidadania ao povo”.
Segundo Delazari o mais importante é ressaltar como o governo do Paraná age de forma integrada para resolver os problemas e levar uma vida mais digna à população. “Está comprovado que a melhor medida administrativa para resolver problemas de segurança pública é, de fato, a urbanização. Esta integração entre Secretarias é o que o governo do Paraná tem feito, e podemos perceber em ações como esta da Cohapar que, além de moradia, vai levar outros benefícios às pessoas”.
O arquiteto Roberto Fontan, que dá nome à exposição, afirmou que é gratificante expor seus trabalhos na Galeria da Cohapar e que esta é uma forma de valorizar o trabalho de toda a equipe de arquitetura da Companhia. “Esta mostra é uma homenagem do presidente Rafael Greca ao trabalho dos arquitetos que estão elaborando os desenhos destas áreas que serão recuperadas e preservadas. É uma mostra artística, mas de projetos de um Governo que se interessa em preservar o meio ambiente e proporcionar um futuro melhor para a população”.
Fontan enfatizou ainda a importância de se preservar o trabalho artesanal de um arquiteto. “O ensinamento que propago é que nunca se perca a arte de desenhar à mão livre, transmitindo aquilo que tem dentro de si, da sua concepção, com suas próprias mãos”.
SERVIÇO:
Exposição “Projetos que são Obras de Arte”
Roberto Fontan e outros arquitetos
Local – Galeria Cohapar
Endereço – Rua Dr. Faivre, 480 – Centro
Horário – das 8h00 às 18h00