Apucarana inaugura memorial em homenagem a mortos na ditadura

Homenagear José Idésio Brianezi e Antônio dos Três Reis de Oliveira - disse o governador Orlando Pessuti - é homenagear a história da democracia no Vale do Ivaí.
14/05/2010 - 18:00
O governador Orlando Pessuti participou nesta sexta-feira (14) da solenidade de inauguração do memorial construído na Praça Semiramis Braga, em homenagem aos líderes estudantis de Apucarana José Idésio Brianezi e Antônio dos Três Reis de Oliveira, mortos durante o regime militar em 1970.
A solenidade contou com a presença do secretário de Direitos Humanos da Presidência da República, ministro Paulo Vannuchi; do prefeito João Carlos de Oliveira; do vice-prefeito Waldemar Garcia, presidente da Câmara de Vereadores; Mauro Bertoli; do presidente do Grupo Tortura Nunca Mais no Paraná, Narciso Pires de Oliveira e de parentes dos homenageados.
“Homenagear José Idésio Brianezi e Antônio dos Três Reis de Oliveira é homenagear a história da democracia no Vale do Ivaí”, destacou Pessuti. O governador também destacou a luta do presidente Luis Inácio Lula da Silva pelos direitos humanos.
“Uma luta que orgulha a todos nós os brasileiros, pela trajetória do presidente Lula, que saiu do Nordeste para ser metalúrgico em São Paulo e, depois de muitos anos de luta, chegar a Presidência da República”.
O ministro Paulo Vannuchi disse que o memorial, denominado “Pessoas Imprescindíveis”, é uma homenagem a dois heróis de Apucarana que condenaram a sociedade individualista, que lutaram pela sociedade livre, igualitária, fraterna, uma sociedade de paz, onde é possível as pessoas conviver e respeitar as diferenças.
A construção do memorial foi uma iniciativa conjunta da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República com a Prefeitura de Apucarana, Fundação Luterana de Diaconia e Agência Livre para Informação, Cidadania e Educação (Alice).
O memorial integra o projeto “Direito à Verdade e à Memória, conduzido pelo Governo Federal desde 2006 com o objetivo de recuperar e divulgar o que aconteceu durante a ditadura militar no Brasil - 1964/1985 -, período marcado pela violência e violações de direitos humanos.
O prefeito João Carlos de Oliveira disse que tanto Brianezi, quanto Três Reis lutaram por um ideal de sociedade. “Suas ações, lutas e sonhos estão realizados nas pessoas de hoje, que desfrutam de uma democracia conquistada com muito sacrifício. Eles deram a vida, pagaram um alto preço para que hoje tenhamos um país onde possamos desfrutar de liberdade. Eles deixaram o exemplo de que em hipótese alguma devemos nos curvar, nos calar diante das injustiças”.
A solenidade contou ainda com a presença de Regina Pessuti, do chefe de gabinete do governador André Pegorer, do jornalista Balthazar Eustáquio de Oliveira, irmão de Antonio Reis, além de vereadores, políticos e estudantes.