Aprovada implantação de pós-doutorado na UEPG

A primeira turma será ofertada ano que vem e o edital para inscrições deve ser lançado nos próximos dias
20/12/2010 - 14:40
A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) aprovou o curso de Doutorado em Educação da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A proposta de implantação do curso foi analisada e recomendada durante a 123.ª reunião do Conselho Técnico Científico da Educação Superior (CTC-ES), realizada de 6 a 10 de dezembro em Brasília. A primeira turma será ofertada no ano que vem. O edital para inscrições deve ser lançado nos próximos dias.
Com a aprovação, a UEPG passa a contar com quatro cursos de doutorado. Atualmente a instituição conta com os cursos de Ciências (área de concentração em Física), Odontologia (área de concentração em Clínica Integrada e Dentística Restauradora) e Química (áreas de concentração em Físico Química, Química Analítica, Química Orgânica e Química Inorgânica). O doutorado em Química é ofertado em parceria com a Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro).
O coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação da (PPGE) UEPG, professor Jefferson Mainardes, comenta que a apresentação da proposta do Doutorado à Capes foi possível graças à trajetória do PPGE, com a oferta do Mestrado em Educação desde 1994. “O empenho da coordenação e dos docentes ao longo desses 16 anos, com uma produção continuada de docentes e mestrandos foram fundamentais para a aprovação da nossa proposta”, diz Mainardes, revelando que nesse período o curso soma 213 defesas de dissertações.
De acordo com a proposta submetida à Capes, o Doutorado em Educação tem como objetivo formar pesquisadores com capacidade de liderar grupos de pesquisas, desenvolver, orientar e publicar pesquisas. “A proposta abrange um conjunto de atividades articuladas, com duas linhas de pesquisa”, diz o coordenador do PPGE. Inicialmente serão ofertadas oito vagas. Dessas, três vagas vão a para a linha de Ensino e Aprendizagem e cinco para a linha de História e Política Educacionais.