Appa e Faciap promovem evento de negócios em cruzeiro de navio

Meta é estimular a inserção do empresariado paranaense no comércio internacional
Publicação
04/03/2010 - 16:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

As ações desenvolvidas pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) para estimular a inserção do empresariado paranaense no comércio internacional serão apresentadas no evento que a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) promoverá entre domingo (7) e quarta-feira (10). Trata-se de um evento de negócios, que será realizado a bordo de um navio, durante um cruzeiro pela costa brasileira.
Na programação do “Faciap Al Mare”, como foi denominado o evento, estão previstos um curso de negociação empresarial internacional e painéis sobre programas de desenvolvimento empresarial, além do V Encontro Estadual do Conselho da Mulher Empresária.
De acordo com o diretor de Desenvolvimento Empresarial da Appa, Luiz Alberto de Paula Lenz César, entre os programas que serão apresentados está o Porto Fácil, que cria alternativas para pequenos e médios empresários exportarem de forma simplificada e com baixo custo.
Além de abrir as portas para o comércio exterior, o programa Porto Fácil busca dar suporte ao empresário em atualização tecnológica, capacitação em gestão, aprimoramento de produtos e oferta de linhas de crédito. Lenz César explicou que, para isso, a Appa firmou parcerias com instituições como o Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa (Sebrae-PR), com a Agência de Fomento do Paraná, Banco do Brasil e Instituto de Planejamento e Promoção de Comércio Exterior (Ippex).
“Nesse evento, vamos dar continuidade à proposta de divulgar, amplamente, o Porto Fácil entre representantes do setor produtivo, para que o maior número possível de empresários conheça as vantagens e tenha acesso ao programa”, complementou o diretor da Appa.
A participação no evento da Faciap tem o propósito, também, de apresentar ao empresariado a estrutura logística que os portos do Paraná dispõem e sua importância para a inserção do Brasil no comércio exterior. “Em 2009, atingimos 8,5% de participação na balança comercial brasileira e projetamos chegar a 10% de participação, este ano”, apontou Lenz César.
Para o diretor da Appa, o setor produtivo brasileiro vive um outro momento da economia em que o empresário pode ter mais segurança em colocar seu produto no comércio internacional. “O que falta é ele ter essa iniciativa e buscar ferramentas de apoio como as que estamos oferecendo por meio do Porto Fácil.”