A Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) divulgou, nesta quinta-feira (19), o primeiro balanço dos trabalhos de dragagem do Canal da Galheta, em execução pela draga holandesa HAM 310, desde o dia 10 deste mês. Até agora, 225 mil metros cúbicos de sedimentos já foram retirados do local. O equipamento está dragando o trecho mais externo do Canal. A distância média entre o local de carga e descarga é de 15 quilômetros. A produção média da draga gira em torno de 30 mil metros cúbicos por dia.
De acordo com o superintendente da Appa, Daniel Lúcio Oliveira de Souza, já foi retirado pela draga um bloco de concreto utilizado para prender as bóias de sinalização (poita) que estava obstruindo o Canal da Galheta. A estimativa da Marinha do Brasil é de que, ao longo dos últimos 20 anos, cinco poitas tenham sido despejadas no local. Estas poitas, no fundo do mar, retêm sedimentos gerando bancos de areia e deformações.
“Quando havia problemas com boias de sinalização, elas eram deixadas na Galheta. Estas irresponsabilidades passadas foram gerando distorções que nós estamos sanando agora”, afirma Souza.
A expectativa da Appa é de que nos próximos 20 dias a Marinha libere o tráfego noturno de navios na Galheta, porque as áreas mais críticas a serem dragadas já devem estar concluídas. “No pico da safra, queremos estar com um calado de 12,5 metros, o que vai permitir que os navios saiam do Porto de Paranaguá com carga plena, barateando fretes e gerando mais produtividade”, explicou o superintendente. Atualmente, o calado autorizado pela Capitania de Portos é de 11,3 metros.
Emergência – Em função dos sucessivos incidentes climáticos, a situação do Canal da Galheta piorou bastante nos últimos tempos. Num intervalo de 121 dias – entre agosto e dezembro passado – o talude (que são as paredes do canal) avançou 54 metros. Isso fez com que a Appa optasse pela realização da dragagem emergencial do Canal. A empresa Somar Serviços de Operações Marítimas foi a vencedora da Consulta de Preço realizada pela Appa. A obra vai custar R$ 29,367 milhões e será paga com recursos próprios da Autarquia.
O prazo para a conclusão do trabalho é de 100 dias. Serão dragados cerca de 3,67 milhões de metros cúbicos de sedimentos do Canal, numa área de seis quilômetros de comprimento. Com a finalização dos trabalhos, o Canal da Galheta voltará a ter suas dimensões originais de 200 metros de largura e 15 metros de profundidade.
Appa divulga 1º balanço das obras de dragagem do Canal da Galheta
Até agora, 225 mil metros cúbicos de sedimentos já foram retirados do local. Também já foi retirado pela draga um bloco de concreto utilizado para prender as bóias de sinalização (poita), que estava obstruindo o Canal
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19/02/2009 - 11:40
19/02/2009 - 11:40
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