Aplicativos da Celepar serão destaques do Fórum de Tecnologia em Software Livre

Fórum com palestras e minicursos organizados por técnicos da Companhia de Informática do Paraná acontece entre os dias 26 e 28 deste mês em Curitiba
Publicação
18/05/2010 - 17:50

Confira o áudio desta notícia

Gestão de ambiente em software livre, padronização de formatos para preservação de documentos digitais, ensino à distância utilizando a ferramenta Moodle, sistema de desenhos vetoriais Inkscape, sistemas de segurança livre e a utilização dos programas de código aberto nas prefeituras. Estes são alguns dos temas das palestras e minicursos que os técnicos da Companhia de Informática do Paraná (Celepar) abordarão durante o III Fórum de Tecnologia em Software Livre da Regional de Curitiba do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que acontece entre os dias 26 e 28 deste mês em Curitiba.
O evento conta com algumas novidades neste ano, como as Olimpíadas de Robótica, sala de jogos e encontro da comunidade Demoiselle, a evolução da plataforma de desenvolvimento Pinhão Paraná, framework desenvolvido pela Celepar e customizado pelo Serpro.
No total estão previstos 10 minicursos e 14 palestras. Além dos temas que serão tratados pela Celepar, os participantes do Fórum poderão participar de painéis sobre a viabilidade tecnológica e econômica do software livre, elaboração de matriz de riscos em ambientes de tecnologia da informação e comunicação, otimização de consultas através do banco de dados Postgree e robótica móvel.
Também serão apresentados alguns casos de sucesso, como o Projeto Farol de monitoração integrada de serviços em plataforma livre e o projeto da Universidade de São Paulo (USP) envolvendo os setores acadêmico, comunitário e industrial.
Nos minicursos sobressaem-se temas como o desenvolvimento das linguagens PHP e Phyton, extensões para o programa de escritório BrOffice.org, editor de imagens GIMP (GNU Imagem Manipulation Program), plataformas de desenvolvimento de sistemas (framework) Demoiselle e AJAX Dojo Toolkit , hardware livre Arduino e software educacional Scenari.
ROBÓTICA – Para as Olimpíadas de Robótica Livre devem ser observadas as seguintes regras: só podem ser inscritos robôs de peso máximo de 3kg, com dimensões máximas 30 x 30 x 30 cm, em estado inativo durante a competição. As restrições de peso e dimensões dos robôs tem caráter eliminatório e serão inspecionadas 30 minutos antes da competição. A partir do momento que cruzar a linha de partida o controle e alimentação do robô devem ser autônomos, caso contrário o equipamento será desclassificado.É proibida a comunicação do robô com outros equipamentos. As inscrições nas olimpíadas devem ser feitas através de envio de requerimento com todos os dados para o endereço cesar.bunducki@serpro.gov.br .
O evento também terá uma sala de jogos em software livre, onde serão disponibilizados para o público diversos jogos de diferentes estilos. Uma das atrações será o jogo musical FretsOnFire, para o qual os participantes terão à sua disposição equipamentos musicais e de projeção.
COOPERAÇÃO - Para o presidente da Celepar, Vanderlei Iensen, o fórum é mais uma importante oportunidade de cooperação entre os governos federal, estadual e municipal, empresas, universidades e usuários de software livre. “O Governo do Paraná e a Celepar tem investido nesse modelo tecnológico e tem obtido expressivos resultados e, por isso, consideramos que o compartilhamento de conhecimentos nessa área influi sobremaneira no desenvolvimento tecnológico do Estado”, acentuou Iensen.
Além dos técnicos da Celepar estão confirmadas a participação de representantes do Serpro, Universidade Federal do Paraná (UFPr), IT Services, Digital SK e de outros órgãos e empresas ligadas à tecnologia da informação e comunicação. As inscrições, abertas para representantes de empresas públicas e privadas, profissionais liberais e estudantes, são gratuitas.

SERVIÇO:
III Fórum de Tecnologia em Software Livre
Dias 26, 27 e 28 de maio de 2010
Local: Regional do Serpro (rua Carlos Pioli, 133, bairro Bom Retiro – Curitiba-PR)
Mais informações: www.cta.softwarelivre.serpro.gov.br/curitiba

GALERIA DE IMAGENS