Aos 155 anos, Arquivo Público ganha novo portal na internet

A programação incluiu ainda a abertura de exposição com reprodução de parte do acervo e o lançamento de um cartão para telefones públicos (“orelhões”)
Publicação
07/04/2010 - 16:00
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Um novo portal, com visual modernizado e mais possibilidades de acesso ao acervo e serviços. Esse foi o principal “presente” que o Arquivo Público do Paraná ganhou nesta quarta-feira (7), quando comemora 155 anos de fundação. Durante todo o dia, uma série de atividades foi realizada na instituição, vinculada à Secretaria de Estado da Administração e da Previdência (Seap).
“O portal do Arquivo (www.arquivopublico.pr.gov.br) já era bastante conceituado por pesquisadores da área. O visual foi renovado e os serviços 'online' aprimorados, seguindo-se os padrões nacionais de arquivística”, ressaltou o coordenador Pedro Kantek, da Celepar, durante a apresentação das novidades. “O novo portal facilita mais ainda o acesso ao nosso acervo, reduzindo a necessidade de a pessoa ter que se deslocar até aqui para determinadas consultas”, completou a diretora do Arquivo Público, Daysi Lúcia Ramos de Andrade.
Daysi, que há 32 anos trabalha no Arquivo Público do Paraná, fez questão de enaltecer a competência e a dedicação da equipe de servidores da instituição que, embora pequena, atua de forma a garantir que as atribuições do Arquivo sejam exercidas com “excelência”. E assegurou que o Arquivo Público está preparado, e já vem lidando, com o mais recente desafio: organizar e preservar os documentos virtuais (e-mails, sítios na internet), cada vez em maior quantidade e que, mais adiante, refletirão o contexto histórico atual.
“Quero fazer esse registro especial aos servidores, sempre comprometidos, mesmo nos momentos difíceis ao longo da história - como no incêndio ocorrido em 1989 e que destruiu cerca de 250 milhões de informações. O futuro, então, é promissor: o Arquivo tem se esforçado muito por meio de técnicas, metodologias e sistemas de descrição e guarda dos documentos – e não só do papel, mas documentos em todas as formas”, disse a diretora.
CARTÃO TELEFÔNICO – Os 155 anos do Arquivo Público também estarão estampados em cartões de telefones públicos (“orelhões”). A homenagem foi prestada pela Oi, operadora de telefonia fixa e móvel que atua no Paraná. O modelo do cartão foi apresentado pelo diretor de relações institucionais da companhia no estado, Gabriel Ribeiro de Campos. “A tiragem será de 20 mil exemplares. O Paraná, por meio do Arquivo Público, guarda, preserva, organiza e, principalmente, 'disponibiliza' as informações que são a memória do estado”, elogiou.
Além do lançamento do novo portal e do cartão telefônico, a programação dos 155 anos contou com a abertura de uma exposição, no saguão da sede do Arquivo, de painéis que reproduzem documentos históricos do acervo da instituição; e com as palestras do arquivologista Lamberto Ricarte Serra Junior, ex-diretor do Arquivo da Câmara dos Deputados; do jornalista e escritor Laurentino Gomes, membro da Academia Paranaense de Letras; e da historiadora Joseli Maria Nunes Mendonça, professora da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

GALERIA DE IMAGENS