Ampliação do aeroporto de Londrina será debatida com prefeito

Obra da pista exige R$ 27,5 milhões e desapropriação de 265 mil metros quadrados de área
30/07/2010 - 17:58
A proposta para modernização e adequação do aeroporto José Richa, apresentada ao Governo do Estado pela prefeitura, será debatida segunda–feira (2) durante reunião do secretário dos Transportes, Mario Stamm Junior, com o prefeito Homero Barbosa Neto em Londrina. Os documentos para a desapropriação de áreas destinadas à ampliação da pista foram entregues à Secretaria dos Transportes pelo presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina – Codel, Kentaro Takamara.
Segundo laudos da prefeitura, ficou estimado em R$ 27,5 milhões o recurso necessário para a desapropriação das três áreas com o total de aproximadamente 265 mil metros quadrados.
“É obrigação do Governo do Estado discutir o desenvolvimento de todos os modais de transportes para que o Paraná tenha uma adequada logística viária integrada internamente e compatível com a infraestrutura de outras regiões brasileiras”, destacou o secretário.
O aeroporto de Londrina segundo dados de 2009 computados pela Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária, é o segundo do Estado em número de aeronaves (21.594) e o terceiro em passageiros (572.717).
A modernização do terminal prevê a ampliação da pista em mais 600 metros, instalação do Sistema de Pouso por Instrumento (ILS CAT I), Estação Metereológica de Superfície Classe I (EMS – I), Sistema de Luzes de Aproximação (ALS I) e novo DVOR (equipamento de proteção ao voo).
O aeroporto José Richa é administrado pela Infraero e tem a segunda maior movimentação de aeronaves e passageiros no Paraná, depois de São José dos Pinhais na Região Metropolitana de Curitiba.