A diretoria de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, a Itaipu Binacional, a prefeitura de Foz do Iguaçu, a Universidade Federal do Paraná e a Caixa Econômica Federal criaram, quarta-feira (2), grupos de trabalho para a implantação da rede coletora de esgoto da Vila C e Unila (Universidade de Integração Latino Americana).
As obras de implantação de rede coletora de esgoto da Vila C devem começar a partir de abril de 2010, com recursos da Caixa, e prevêem a execução de mais 50 mil metros de rede para atender a 3.850 famílias que atualmente moram na região, além da ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto Jupira. Esta estação também abrigará uma plataforma de energias renováveis, semelhante a que a Sanepar já possui em Foz do Iguaçu, que é a estação Ouro Verde.
Os grupos vão fazer planos de trabalho em áreas distintas que envolvem ações socioambientais na região da Vila C, a implantação da rede coletora de esgoto, a ampliação da Estação de Tratamento de Esgoto, a implantação da plataforma de energias renováveis, a reformulação do Plano Diretor do município e a remoção de famílias em área de risco.
DIFICULDADES TÉCNICAS – Todas estas ações são necessárias em razão das dificuldades técnicas de implantação da rede coletora de esgoto no bairro Vila C e da expectativa de aumento populacional na região, provocada pela criação e implantação da Universidade de Integração Latino Americana (Unila), que contará com campus de 150 mil metros quadrados de área construída e com a previsão de abrigar mais de 10 mil alunos.
“Estes grupos de trabalho vão planejar e resolver todas estas questões para que a Unila e Vila C sejam polos de referência no setor de saneamento ambiental. Eles vão trabalhar em questões que envolvem a parte técnica e ações de conscientização com moradores”, explica a diretora de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar, Maria Arlete Rosa.
O grupo que vai tratar sobre saneamento será coordenado pela gerente de projetos especiais da Sanepar, Leura Conte de Oliveira; pela área de Ações Sociais, ficará responsável a assessora da diretoria de Itaipu, Rosangela Silva; para tratar das questões de energias renováveis, o coordenador será o superintendente de Itaipu, Cícero Bley Junior; para as ações que envolvem o Plano Diretor, o coordenador será o gerente regional da Sanepar, Sergio Caimi; e para tratar das audiências públicas, a coordenação ficará com o pró-reitor da UFPR, Paulo Rocha Kruger. Além disso, as ações serão acompanhadas pela superintendência da Caixa, representada por Elizabeth Alessi Walter.
Na Vila C existe a dificuldade técnica quanto à implantação das ligações intradomiciliares de alguns imóveis. Será necessário adotar um sistema condominial, onde a ligação terá que ser realizada passando pelo terreno da casa vizinha. Para isso serão realizadas intervenções socioambientais para a conscientização da população local sobre a importância da implantação da rede coletora de esgoto. Outra dificuldade é que para a construção de uma Estação Elevatória de Esgoto também será necessária a remoção de algumas famílias que moram em área irregular.
Ampliação da rede de esgoto em Foz do Iguaçu terá grupo gestor
Sanepar, Itaipu, Caixa, UFPR e Prefeitura vão trabalhar em conjunto para na Unila e da Vila C
Publicação
03/09/2009 - 12:40
03/09/2009 - 12:40
Editoria