Uma tarde de sábado inesquecível para os meninos do futsal masculino da Escola de Ensino Especial Mão de Luz de Reserva foi proporcionada neste final de semana, ao passearem de bonde aéreo em Telêmaco Borba. O bonde percorre por cabos de aços um vão livre de 1.318 metros entre as duas estações localizadas em cada uma das margens do Rio Tibagi. O percurso leva em média 4 minutos.
“Alguns alunos saíram de Reserva pela primeira vez, a vida deles é ir da escola para casa e vice-versa, a oportunidade de estar nos Jogos Colegiais em contato com outros jovens já é fascinante para eles, e hoje poder fazer um passeio turístico como é esse será inesquecível”, destacou o professor de Educação Física e fisioterapeuta da equipe, Oelson Guimarães Heil.
“Adorei estar aqui. Que lindo! Como é alto; dá um medo ver o rio daqui, mas estou adorando, ainda mais que é a primeira vez que saio de Reserva”, encantou-se o aluno Fabio Bueno.
Participaram do passeio os alunos Adriano Freitas dos Santos, Fabiano Mineiro Rodrigues, Fabio Bueno, Ivo Aparecido de Paula, Juliano Aparecido Rosa Ferreira e Marcos José da Silva Rota, acompanhados pelos professores Ruan Paulo Sperafico e Oelson Guimarães Heil.
O bonde foi implantado e é operado pela empresa Klabin do Paraná como forma de transporte dos funcionários da empresa e atração turística no município. O bonde opera desde 11 de novembro de 1959 e já transportou cerca de 54 milhões de passageiros.
O diretor0presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde destaca que o Jocops, ao buscar a integração do jovem por meio do esporte, contribui para a valorização e um incentivo a mais para a socialização, principalmente para o aluno especial, que requer uma atenção própria. “Esse passeio, sem dúvida, será inesquecível. Eles estão tendo a oportunidade de estar inclusos nos jogos e também de conhecer uma empresa com esse potencial da Klabin”, disse.