Os 1,4 milhão de estudantes das 2.136 escolas da rede pública estadual retornam às salas de aula nesta segunda-feira (16). Já os cerca de 90 mil profissionais da Educação – professores, diretores, pedagogos e funcionários –participaram dos trabalhos da Semana Pedagógica de quarta a sexta-feira (11 a 13), quando debateram o Projeto Político Pedagógico de cada escola.
Com a expectativa de um semestre produtivo para estudantes e professores, a superintendente da Educação, Alayde Digiovanni, afirma que está confiante de que a qualidade alcançada pela rede pública estadual nos últimos anos se eleve ainda mais.
Segundo ela, a boa situação do ensino paranaense está relacionada aos investimentos feitos e na estrutura que garante o bom desempenho de professores e alunos.
“A Secretaria de Estado da Educação (Seed) e os Núcleos Regionais de Educação (NREs) continuarão oferecendo o suporte necessário às escolas e à comunidade escolar, com o intuito de garantir o acesso e a permanência dos estudantes em sala de aula e a qualidade nas aulas”, afirma.
IDEB – Os alunos e professores que retornam às aulas têm motivos para comemorar. O resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado no início de julho deste ano, mostra que a educação pública do Paraná avançou qualitativamente e a expectativa é que o estado supere, já nos próximos anos, as metas propostas pelo Ministério da Educação (MEC) para 2021. O estado teve o melhor resultado nacional no ensino médio e superou a média esperada para 2011 também nas séries finais do ensino fundamental.
Segundo a secretária de Estado da Educação, Yvelise Arco-Verde, há uma relação direta entre os investimentos realizados e a melhoria da qualidade de ensino. “O resultado do Ideb mostra que conseguimos avançar na educação graças às políticas públicas que estão sendo efetuadas no Estado”, explica. Para Yvelise, os quatro eixos que definem a política educacional do estado – infraestrutura, gestão escolar, práticas pedagógicas e valorização dos profissionais da educação – garantem a adequação entre recursos investidos e resultados alcançados.
A secretária reconhece que os esforços do governo têm sido importantes, mas atribui o sucesso que a educação pública vem alcançando no Paraná aos alunos, professores e funcionários das escolas. “Sabemos que as políticas educacionais têm sido efetivas, mas fundamental é o trabalho que acontece nas salas de aulas”, diz.
AÇÕES – O Paraná é o estado que mais investe em educação pública no país: destina 30% do orçamento a essa área. A política educacional deste Governo trabalha em quatro eixos que caminham juntos na administração pública: gestão educacional, infraestrutura, valorização dos profissionais da educação e práticas pedagógicas.
As TVs multimídia, o portal Dia-a-Dia Educação, o livro didático público - elaborado pelos professores da rede – a TV Paulo Freire e o Paraná Digital (com laboratórios em todas as escolas), são alguns dos recursos pedagógicos das escolas estaduais. A interação destas ferramentas facilita o trabalho dos professores e melhora a compreensão dos conteúdos por parte dos alunos. No atendimento pedagógico, os estudantes contam com profissionais que participam de formações continuadas.
Com a expectativa de um semestre produtivo para estudantes e professores, a superintendente da Educação, Alayde Digiovanni, afirma que está confiante de que a qualidade alcançada pela rede pública estadual nos últimos anos se eleve ainda mais.
Segundo ela, a boa situação do ensino paranaense está relacionada aos investimentos feitos e na estrutura que garante o bom desempenho de professores e alunos.
“A Secretaria de Estado da Educação (Seed) e os Núcleos Regionais de Educação (NREs) continuarão oferecendo o suporte necessário às escolas e à comunidade escolar, com o intuito de garantir o acesso e a permanência dos estudantes em sala de aula e a qualidade nas aulas”, afirma.
IDEB – Os alunos e professores que retornam às aulas têm motivos para comemorar. O resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), divulgado no início de julho deste ano, mostra que a educação pública do Paraná avançou qualitativamente e a expectativa é que o estado supere, já nos próximos anos, as metas propostas pelo Ministério da Educação (MEC) para 2021. O estado teve o melhor resultado nacional no ensino médio e superou a média esperada para 2011 também nas séries finais do ensino fundamental.
Segundo a secretária de Estado da Educação, Yvelise Arco-Verde, há uma relação direta entre os investimentos realizados e a melhoria da qualidade de ensino. “O resultado do Ideb mostra que conseguimos avançar na educação graças às políticas públicas que estão sendo efetuadas no Estado”, explica. Para Yvelise, os quatro eixos que definem a política educacional do estado – infraestrutura, gestão escolar, práticas pedagógicas e valorização dos profissionais da educação – garantem a adequação entre recursos investidos e resultados alcançados.
A secretária reconhece que os esforços do governo têm sido importantes, mas atribui o sucesso que a educação pública vem alcançando no Paraná aos alunos, professores e funcionários das escolas. “Sabemos que as políticas educacionais têm sido efetivas, mas fundamental é o trabalho que acontece nas salas de aulas”, diz.
AÇÕES – O Paraná é o estado que mais investe em educação pública no país: destina 30% do orçamento a essa área. A política educacional deste Governo trabalha em quatro eixos que caminham juntos na administração pública: gestão educacional, infraestrutura, valorização dos profissionais da educação e práticas pedagógicas.
As TVs multimídia, o portal Dia-a-Dia Educação, o livro didático público - elaborado pelos professores da rede – a TV Paulo Freire e o Paraná Digital (com laboratórios em todas as escolas), são alguns dos recursos pedagógicos das escolas estaduais. A interação destas ferramentas facilita o trabalho dos professores e melhora a compreensão dos conteúdos por parte dos alunos. No atendimento pedagógico, os estudantes contam com profissionais que participam de formações continuadas.