O projeto de análise de viabilidade econômica de implantação de uma mini-usina de biodiesel de pinhão manso, dos acadêmicos do segundo ano do curso de Agronomia da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Cassiano Rodolfo Hilleshaim, Michel Bordignon e Rafael Augusto Swarowsky, está sendo apresentado nesta terá-feira (2), no Encontro Nacional de Empreendedores Rurais, em Curitiba, onde disputa com outros 14 projetos pré-selecionados as cinco melhores colocações, que serão premiadas com viagens internacionais.
Resultado do curso Empreendedor Rural, desenvolvido por meio do Sindicato Rural Patronal, Senar, Sebrae e Federação da Agricultura do Estado (Faep), do qual participaram 25 acadêmicos do curso de Agronomia da Unioeste, o projeto foi encaminhado para o Senar em Curitiba, onde uma banca julgadora avaliou projetos de todo o Estado.
De acordo com os instrutores Helmut Rohloff, da área técnica do Senar, e Marta Beatriz, da área comportamental do Sebrae, o objetivo do curso foi desenvolver competências e preparar líderes para ações sociais, políticas e econômicas sustentáveis no agronegócio. Segundo eles, o diferencial do curso é que, além de interferir positivamente no aspecto comportamental para a tomada de atitude, ele possibilita a elaboração de projetos para a implantação em propriedades.
“Os participantes do curso criam e colocam em prática projetos novos ou de incremento nas propriedades de seus pais, já que são todos filhos de produtores rurais” garantem eles. Ainda de acordo com eles, os três eixos principais do conteúdo ministrado em 136 horas/aula, são o desenvolvimento humano, a gestão do conhecimento e a criação e implantação de projetos. Os encontros são semanais e o conteúdo dividido em 13 módulos presenciais.
O tema biocombustível, escolhido para o projeto dos acadêmicos da Unioeste, e a implantação de uma unidade produtora de biodiesel e derivados, a partir de oleaginosas, baseou-se no crescimento nacional e mundial do setor, em função da qualidade e aspectos ecologicamente corretos dos bicombustíveis.
O objetivo é a conscientização do homem no campo, considerando as tecnologias disponíveis, para que se consiga aproveitar ao máximo o poder de produtividade das terras em que se cultiva, buscando melhoria nas condições de vida dos envolvidos e nas questões ambientais e também para que o produtor rural, ao se deparar diante de situações decisivas, leve em consideração todos os fatores que envolvem a cadeia produtiva, desde um simples insumo, até, inclusive, oportunidades de exportação. Procedendo desta forma, o produtor minimiza ao máximo os riscos da sua atividade não gerar os lucros desejados, ou até de se tornar inviável.
Alunos da Unioeste apresentam trabalho no Encontro de Empreendedores Rurais
Projeto é uma análise de viabilidade econômica de implantação de uma mini-usina de biodiesel de pinhão manso
Publicação
02/12/2008 - 14:30
02/12/2008 - 14:30
Editoria