Uma comitiva formada por 28 alunos do último ano de Engenharia em Sistemas de Informação da Universidade Tecnológica de Tucumán, na Argentina, foi recebida nesta quinta-feira (11) pelo secretário assistente do Codesul/PR, Santiago Gallo, na sede do BRDE – Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul.
Santiago Gallo falou sobre a economia do Estado, o sistema de cooperativas paranaenses, um dos mais importantes na América latina, e a atuação do BRDE como instrumento de desenvolvimento. E, a convite do secretário assistente do Codesul, a coordenadora de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Jackelyne Corrêa Veneza, falou sobre as instituições de ensino do Estado.
O professor Jorge Carlos, que acompanha o grupo de estudantes, vai apresentar ao Codesul uma proposta de intercâmbio entre estudantes de Tucumán e das instituições de ensino superior do Estado e criação de grupos de pesquisa entre as instituições, inclusive institutos de pesquisa.
Jackelyne Corrêa Veneza explicou como funciona o Programa de Extensão Universidade Sem Fronteiras, que aplica o conhecimento acadêmico e envolve profissionais recém-formados, estudantes, pesquisadores e professores de todas as instituições estaduais de ensino superior. O programa visa o desenvolvimento de projetos nos municípios com Índice de Desenvolvimentos Humano insatisfatório e nas áreas periféricas das cidades paranaenses nos segmentos de agricultura familiar, pecuária leiteira, licenciatura e incubadora de direitos sociais e extensão tecnológica empresarial para pequenas e medias empresas.
Os estudantes foram ao Tecpar para conhecer as pesquisas desenvolvidas na produção de biocombustíveis e também a Celepar. Um dos grandes interesses de Tucumán refere-se à utilização do software livre, ao invés do tradicional Windows, como faz o Governo do Paraná. “Para nós é interessante entender como o Paraná conseguiu levar adiante um projeto de uso do software livre. Em nossa Província, existe interesse mas ainda é um projeto” explica a estudante Sofia Montenegro.
A visita faz parte do protocolo de intenções assinado entre o Governo do Paraná e a província argentina de Tucumán. O protocolo prevê projetos de integração em políticas públicas, ensino superior, cultura, turismo, meio ambiente, comércio e tecnologia.