Alunas de um curso de qualificação profissional, de Cidade Gaúcha, participarão da 1ª Feira Nacional e Internacional de Artesanato – Mãos e Arte, que reunirá 30 países entre os dias 04 e 14 de junho, em Maringá. O curso de capacitação para confecção foi feito pela Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Promoção Social, em parceria com a prefeitura.
As participantes, que receberam o certificado de conclusão das aulas no fim de maio, fazem parte da Associação das Artesãs de Cidade Gaúcha (Arteciga). Elas apresentarão produtos artesanais de vestuário, acessórios e decoração, tingidos com cores extraídas de cascas, folhas, sementes e raízes, sem o uso de aditivos químicos e sem agredir a natureza.
“É gratificante perceber este resultado. Este é o objetivo do Governo do Estado ao promover as capacitações, incluir as pessoas no mercado de trabalho, e incentivar a geração de renda”, disse o secretário do Trabalho, Nelson Garcia. “Teremos mais cursos como este tanto em Cidade Gaúcha como em outros municípios do Paraná. Sempre defendi a qualificação profissional como principal ferramenta para inserção no mercado de trabalho”, afirmou.
De acordo com a tesoureira da Arteciga, Ana Rute Ferreira Vargas, o curso foi bem aproveitado. “Algumas mulheres que fizeram as aulas eram costureiras, vindas de empregos em indústrias. Agora elas aprenderam todo o processo, do corte à arte final. Outras que não tinham noção alguma da função, aprenderam a confeccionar peças”, disse.
“O curso as ajudará a aumentar a renda da família. Elas podem trabalhar, em casa, fazendo pequenos ajustes de roupas ou até mesmo confeccionando peças para vender. Aquelas que não pretendem atuar com a função, terão conhecimento para consertar ou produzir algo para a família, por exemplo”, destaca a tesoureira da instituição.
Segundo Ana Rute, a associação possui uma loja na cidade na qual são vendidas as peças produzidas. A prefeitura ajuda no aluguel do local e, assim, o valor da venda dos produtos fica para a pessoa que o fez.
Para o prefeito de Cidade Gaúcha, Vitor Leitão, esta será uma grande oportunidade de intercâmbio para os artistas locais. “A feira é considerada um dos principais eventos do gênero do país, atendendo consumidores final e lojistas. O evento servirá para ganhar experiência, além de demonstrar esse bonito e importante trabalho feito em nossa cidade”.
Serviço
1ª Feira Nacional e Internacional de Artesanato – Mãos e Arte
Local: Sociedade Rural de Maringá, Pavilhão Azul – Maringá
Data: 04 a 14 de junho de 2009
Horário: das 16h às 23h /
Nos dias 13 e 14, a partir das 12h
Contatos: (43) 3326-6266 ou 3029-6266 - comercial@redproducoes.com.br