A dificuldade para obtenção de crédito para a construção da casa própria está obrigando várias famílias a dividir o mesmo espaço. O principal componente do déficit habitacional no Paraná é o de famílias conviventes em uma moradia. Ele responde por 85% do déficit estimado em 169.224 moradias, segundo levantamento realizado pelo Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes). “A maior parte das famílias conviventes possui renda de um a três salários mínimos e os recursos para o atendimento à essa faixa da população são insuficientes”, diz o presidente da Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), Luiz Romanelli.
A dona de casa Cristiane Proença, 31 anos, de Ibiporã, no Norte do Paraná, conhece bem o problema. Ela alugou dois cômodos da casa da tia por cinco anos para viver com a família - o marido e dois filhos Kathleen, de 13 anos e Gabriel, de 3. Além do desconforto de viver em um espaço pequeno, as despesas com o aluguel comprometiam significativamente o orçamento da família. “Era um dinheiro que fazia falta no final do mês”, lembra.
No entanto, com a implantação do programa habitacional Casa da Família/PSH, acabou o aperto financeiro e a família vive com mais conforto em uma das casas construídas pela Cohapar no conjunto Parque das Azaléias II, com 137 unidades.
“A prestação da casa é bem acessível e com o dinheiro que economizei, consegui fazer algumas melhorias na casa”, diz Cristiane. O valor da prestação da moradia é de 15% do salário-mínimo (aproximadamente R$ 39), pagos por seis anos. A moradia de Cristiane tem um piso cerâmico e em breve, será construído um muro. Com mais dinheiro sobrando, a família busca uma forma de tornar a moradia mais acolhedora. “Meu marido inventa coisa nova, e colocou um suporte na parede para o forno”.
As moradias do Casa da Família/PSH são destinadas às famílias não proprietárias de imóvel, com renda de até 2 salários-mínimos e têm 40 m², dois quartos, sala, banheiro e varanda. Os recursos são do Programa de Subsídio à Habitação de Interesse Social (PSH), do Ministério das Cidades, com contrapartida do Governo do Paraná. A Cohapar já construiu 3.857 moradias do Casa da Família/PSH e outras 2.383 unidades estão em obras em 43 municípios do estado.