O diretor-superintendente do Instituto de Tecnologia para o Desenvolvimento (Lactec), Aldair Rizzi, é o novo membro do conselho deliberativo do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Ele foi escolhido - de uma lista de três candidatos - pelo representante do Governo Federal, o ministro de Ciência e Tecnologia Sérgio Rezende, e sua nomeação foi publicada no Diário Oficial da União de quinta-feira (27).
A indicação de Aldair Rizzi foi feita pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, do qual é vice-presidente da Regional Sul. O CNPq é uma agência do Ministério de Ciência e Tecnologia destinada ao fomento de pesquisa científica e tecnológica e à formação de recursos humanos para a pesquisa no País, diretamente ligada ao desenvolvimento da área tecnológica no Brasil.
Aldair Rizzi destaca a importância de participar como membro da instância máxima de decisão do CNPq. “O conselho deliberativo define toda a programação da política tecnológica do Brasil, através de programas e financiamentos. A escolha do ministro se deu por causa da minha participação como membro da equipe do Governo Requião, como secretário de Ciência Tecnologia e Ensino Superior e também pelo trabalho à frente do Lactec”, explica.
Segundo Rizzi, o fato de ter um representante paranaense no conselho deliberativo da CNPq tem grande valor simbólico para a pesquisa no Estado. “Desde 2003, quando Roberto Requião assumiu o Governo, foi consolidado um novo sistema de ciência e tecnologia. As universidades e institutos de pesquisa passaram a ter uma importância maior e grande visibilidade no setor em todo o Brasil”, afirma. “Essa minha nova função vai permitir, inclusive, que a comunidade científica paranaense possa ser mais ouvida e tenha diálogos mais próximos nas definições das políticas tecnológicas do País”, completa.
Rizzi lembra ainda que muitos projetos paranaenses de desenvolvimento de pesquisa tecnológica podem ser discutidos por toda a comunidade científica brasileira. “Nós vamos ter mais condições para que a comunidade paranaense participe de uma forma mais efetiva para melhorar o sistema de tecnologia no Paraná e contribuir com o desenvolvimento da área no Brasil”, complementa.
De acordo com Aldair Rizzi, o Governo do Paraná criou um sistema de tecnologia articulando as universidades com as políticas públicas do Estado e com os segmentos produtivos, fazendo uma rede de integração com os institutos de pesquisa, como o Lactec. Rizzi atribui a esse modelo o reconhecimento do trabalho pela comunidade científica nacional e pelo Governo Federal. “É por causa do esforço realizado desde 2003 que um representante paranaense pôde ser indicado ao conselho do CNPq, sendo indicado pelo ministro de Ciência e Tecnologia”, afirma.
O mandato de conselheiro do CNPq tem duração de dois anos. São 19 membros, representantes das comunidades de Ciência e Tecnologia, presidentes da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e secretário executivo do Ministério da Ciência e Tecnologia, além do presidente e do vice-presidente da instituição. O conselho trata da aplicação de recursos em tecnologia e da definição de orçamentos para essa área.
Aldair Rizzi ganha vaga no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Superintendente do Lactec foi escolhido pelo ministro de Ciência e Tecnologia para ocupar una cadeira no conselho deliberativo
Publicação
30/07/2007 - 14:35
30/07/2007 - 14:35
Editoria