O novo presidente do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE, Mario Bernd, representando o Rio Grande do Sul, e o novo diretor administrativo Airton Pissetti, que, em conjunto com José Moraes Neto, representam o Paraná, foram empossados na terça-feira (01). Moares Neto também tomou posse como vice-presidente do BRDE, e ocupa, ainda, a diretoria de Acompanhamento e Recuperação de Créditos. Renato Vianna, que ocupava a presidência desde novembro de 2007, será agora diretor financeiro.
“A diretoria do BRDE atua em colegiado e as decisões são sempre divididas. Dividir é, sobretudo, um princípio de ação”, afirmou Pissetti. Ele ressaltou a qualidade dos quadros técnicos do banco, lembrando que, na agência de Curitiba, 70% dos funcionários têm formação superior. “As turbulências que afetam a economia na atualidade ainda não são conhecidas em toda sua dimensão. Certamente, exigirão maior conservadorismo em algumas áreas e maior ousadia em outras”, destacou Bernd.
Airton Carlos Pissetti, nasceu em Soldeade (RS), em 1945. Foi secretário de Comunicação do Governo do Paraná, de 2003 até junho de 2008. Graduado em Sociologia e Administração Pública na PUC-PR, atuou como empresário nos ramos da comunicação e da construção civil.
Mario Bernd é médico e nasceu em Porto Alegre há 57 anos. Foi deputado estadual de 1999 a 2002, sendo vice-presidente da Assembléia Legislativa em 2000. Foi diretor da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) de 1991 a 1998. Desde abril de 2007, é diretor de Planejamento do BRDE, tendo assumido a vice-presidência do banco a partir de maio de 2008.