Agricultores recuperam bacias de Ribeirão do Pinhal

Iniciativa da Sanepar é desenvolvida em parceria com a Prefeitura de Ribeirão do Pinhal e Ministério Público Estadual
Publicação
13/04/2010 - 14:50
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Agricultores de Ribeirão do Pinhal (Norte do Paraná) estão participando do projeto de Recuperação da Mata Ciliar do Ribeirão do Penacho e Ribeirão do Pinhal, que integra o programa de Proteção de Mananciais,.
Para definir as ações de recuperação da mata ciliar, 23 proprietários rurais estiveram reunidos nesta semana com representantes da Emater, Sanepar, IAP, Cooperativa Integrada, Ministério Público, Prefeitura e outras instituições.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Ayres Galina, a primeira tarefa dos agricultores é cercar a área de mata ciliar da propriedade, realizar o controle de formigas, e preparar a terra para o plantio que será iniciado em setembro. As mudas serão cedidas pela Sanepar, Prefeitura e IAP.
De acordo com o gerente regional da Sanepar, em Cornélio Procópio, Acir Crivelari, para garantir a água para o abastecimento público futuro “é necessário agir agora e de forma integrada.” Ele e as gestoras ambientais Crislaine Mendes e Zenite de Andrade apresentaram aos agricultores a política social e ambiental da Sanepar. Também expuseram os resultados do Programa Se Ligue na Rede desenvolvido no período de outubro de 2009 a março de 2010 em Ribeirão do Pinhal. Durante as vistorias realizadas nos imóveis da cidade pelo Programa foram verificadas se as ligações de esgoto estão feitas de forma correta na rede coletora.
O promotor público do Estado Willian Buchman informou sobre os aspectos da legislação ambiental, no que diz respeito à proteção de Áreas de Preservação Permanente e sobre o caráter social do proprietário em cumprir obrigatoriamente a preservação e recuperação das matas.
Os resultados da pesquisa ictiológica no Ribeirão do Penacho e os principais impactos ambientais encontrados nesse curso d’água foram mostrados pelo professor Bruno Galindo, chefe do Colegiado do Curso de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Norte do Paraná (Uenp).

GALERIA DE IMAGENS