Agricultores familiares apresentam sugestões ao Governo

O secretário-geral da Fetraf-Sul, Diego Kohwald, falou sobre a importância da agricultura familiar e como ela tem se firmado como agente social e econômico cada vez mais importante na sociedade brasileira
Publicação
05/05/2010 - 15:30
Editoria

Confira o áudio desta notícia

Representantes do Fetraf-Sul (Federação dos Trabalhadores na Agricultura Familiar da Região Sul) reuniram-se nesta quarta-feira (05), em Curitiba, com o secretário da Agricultura e do Abastecimento, Erikson Chandoha, e por técnicos da Casa. Eles apresentaram a pauta de reivindicações da agricultura familiar ao Governo do Estado.
Em nome do grupo, o secretário-geral da Fetraf-Sul, Diego Kohwald, falou sobre a importância da agricultura familiar e como ela tem se firmado como agente social e econômico cada vez mais importante na sociedade brasileira. “Ela vem mostrando a sua importância, especialmente quando se trata da produção de alimentos”, completou .
A Federação entende que o fortalecimento do setor depende de uma intervenção no conjunto das políticas públicas, de forma integral e integrada, uma vez que considera a agricultura familiar como um dos pilares do desenvolvimento do Estado. Por essa razão está fazendo chegar às mãos do Governo um conjunto de propostas para aperfeiçoar as políticas existentes, e também como forma de estreitar a relação das organizações com o Estado.
A criação de um programa de agroindustrialização familiar, com disponibilidade de recursos para a pesquisa, desenvolvimento de marcas e fomento à organização em redes de agroindústrias, para viabilizar centrais de comercialização e de distribuição, é uma das principais reivindicações da Fetraf-Sul. Sugerem ainda a consolidação de serviços públicos de acompanhamento técnico e extensão rural, numa parceria entre Emater e a Fetraf-Sul, e a implantação do Projeto Terra Solidária, envolvendo as Secretarias da Agricultura, do Trabalho e da Educação. Esse item, de acordo com o documento, responde as demandas de formação técnica e profissional de agricultores familiares garantindo a certificação do Ensino Fundamental e Ensino Médio.
Erikson Chandoha adiantou que vai analisar com os assessores da Secretaria as medidas propostas pelos representantes da Fetraf-Sul, discuti-las com o governador Orlando Pessuti, e dentro das possibilidades do Estado ver o que é possível atender.

GALERIA DE IMAGENS