O trabalho de recuperação e preservação da Bacia dos Apertados, em Arapongas, terá participação direta dos proprietários rurais daquela região, que vão fazer diagnóstico de suas áreas e serão capacitados sobre aplicação de agrotóxicos. Esse é o resultado de audiência pública realizada nesta semana, com a participação de mais de 160 agricultores convocados pelo Ministério Público.
O promotor Erinton Cristiano Dalmaso solicitou aos produtores que apresentem um diagnóstico de suas propriedades, com dados sobre uso e manejo do solo e da água, mata ciliar e uso de agrotóxicos, a partir do modelo elaborado pela Câmara Técnica do Grupo Gestor, com orientação dos técnicos que já prestam assistência em suas propriedades. O diagnóstico deve ser entregue até 30 de outubro.
Além disso, os agricultores e seus funcionários deverão participar de curso de capacitação para aplicadores de agrotóxicos, ministrado pela Emater, Senar, Sindicato Patronal e Grupo Gestor da Bacia dos Apertados. O prazo para inscrição do treinamento termina no próximo dia 30, nessas entidades.
Durante a audiência pública, o coordenador do Grupo, Maurílio Tedardi, da Sanepar de Arapongas, apresentou as ações desenvolvidas pelo Grupo Gestor na Bacia dos Apertados. Os 160 agricultores também ouviram palestras sobre “Manejo e conservação do Solo” e “Manejo e aplicação de agrotóxicos”.
No evento, o gerente regional da Sanepar de Arapongas, Antônio Carlos Ajarilla, anunciou o início das obras de implantação de rede de esgoto na região da bacia do Ribeirão do Arlindo, com recursos da ordem de R$ 2,4 milhões. “Com esses investimentos, a Sanepar está cumprindo a sua tarefa de recuperação da Bacia na área urbana, conforme previsto no Plano de Ação do Grupo Gestor”, enfatizou.
Agricultores de Arapongas participam da recuperação da Bacia dos Apertados
Mais de 160 agricultores vão participar por meio de diagnóstico de suas áreas de curso de capacitação para aplicação de agrotóxicos
Publicação
18/08/2009 - 10:50
18/08/2009 - 10:50
Editoria