As 252 Agências do Trabalhador do Paraná têm disponíveis, nesta quarta-feira (13), 14.298 vagas de emprego. O número supera o recorde histórico alcançado na manhã de terça-feira (12), quando eram 13.382 oportunidades abertas no Estado. A orientação da Secretaria do Trabalho, Emprego e Promoção Social é para que os candidatos façam o pré-cadastro e reserva de vagas no site www.setp.pr.gov.br.
“A Agência Virtual é uma maneira de evitar filas e possíveis demora no atendimento”, explica Fernando Peppes, secretário em exercício do Trabalho, Emprego e Promoção Social. “Todo o procedimento feito on-line é validado pela nossa equipe em até 24 horas. É uma maneira de evitar fraudes nos currículos e que muitas pessoas se inscrevam para a mesma vaga. Além disso, certas informações são exclusivas para os atendentes, que têm a função de fazer a pré-seleção antes de encaminhar o candidato à entrevista.”
De acordo com Peppes, o movimento é menor nas Agências do Trabalhador no período da tarde. “A maior procura é pela manhã, nas segundas e terças-feiras. Por isso, sugerimos que o candidato vá na parte da tarde e nas quintas e sextas-feiras. O número de vagas disponíveis é grande e vale para o dia inteiro”, ressalta.
As sugestões valem também para os empresários, já que a grande oferta de oportunidades tem congestionado as linhas telefônicas dos setores responsáveis por abrir as vagas no Sistema Público de Empregos. Segundo Natalie Zuccon, responsável pela Central de Vagas da Agência do Trabalhador de Curitiba, cada funcionário de sua equipe tem atendido, em média, 150 empregadores por dia. O equivalente ao dobro dos últimos meses. “Pedimos para que os empresários usem a internet, mas é preciso que a descrição da vaga seja feita com o máximo de dados. Quanto mais informações sobre o serviço a ser desempenhado, mais chances da vaga ser preenchida”, conta ela.
CIDADES: Entre os municípios paranaenses com maior oferta de vagas, por meio das Agências do Trabalhador, estão Curitiba (4.943), Londrina (1.973), Maringá (1.902), Campo Mourão (1.069), Cascavel (787) e Foz do Iguaçu (716). Os setores que mais abriram postos foram a construção civil, indústria, serviços e comércio.